Consolidada nas manhãs, seria um erro deslocar Ana Maria Braga para as tardes da Globo

Publicado em 17/01/2019

Neste início de ano, o que não faltam são especulações sobre as mudanças que fatalmente atingirão a grade diária da Globo. Com o fim do Vídeo Show e a iminente estreia de Fernanda Gentil, a emissora promoverá mudanças em suas manhãs e tardes. Neste contexto, muitos têm apostado que programas como o Encontro com Fátima Bernardes ou o Mais Você poderiam migrar para as tardes. Enquanto isso, a nova atração de Fernanda Gentil seria encaixada nas manhãs. Oficialmente, a Globo nega, avisando que a nova grade ainda está em fase de estudos.

Se há mesmo alguma vontade de fazer do Mais Você o novo programa vespertino da Globo, a direção da emissora deveria rever tal ideia. Isso porque, na trinca de matinais da emissora, é a atração de Ana Maria Braga a mais estável e consolidada. O café da manhã da apresentadora, recheado de assuntos da atualidade, entrevistas e a indefectível culinária, já se tornou uma grife matinal. Além disso, Mais Você tem audiência estável, costuma garantir a liderança e fatura muito bem, obrigado.

Leia também: Sítio do Pica-Pau Amarelo e O Pequeno Príncipe são duas obras capazes de superar As Aventuras de Poliana

Isso sem falar que Mais Você já tem um histórico pouco feliz na grade vespertina da Globo. Quando estreou, em outubro de 1999, a atração era exibida depois do Vídeo Show, das 13h45 às 14h45 (na época, o Vídeo Show começava às 13h30 e tinha apenas 15 minutos de duração). E Ana Maria Braga apanhava bastante no horário. Costumava ser freguês do Chaves, do SBT. Os resultados foram tão insatisfatórios que o Mais Você foi deslocado para às 10h45 a partir de agosto de 2000. Ou seja, durou menos de um ano em seu primeiro horário. No início de 2001, a atração saiu do ar, retornando em abril na faixa das 8h. Foi ali que se recuperou.

Ana Maria Braga e a concorrência

Mais Você tem a vantagem de ser um programa muito redondo e com identidade própria. Ele é a cara de Ana Maria Braga. Tanto que a atração sempre fica estranha quando é comandada por substitutos. Sendo assim, apostar num Mais Você vespertino seria apostar num programa já testado e aprovado pelos espectadores. Sem dúvidas, é um programa que tem força.

Por outro lado, nada garante que um programa um tanto prosaico daria conta de fazer frente ao Balanço Geral e seu A Hora da Venenosa, da Record TV. Além disso, bateria de frente novamente com o Chaves, do SBT, série responsável pela sua mudança de horário lá no final do século passado. Ou seja, seriam grandes as chances de o Mais Você se desfigurar para conseguir alguma sobrevida à tarde. E sem garantia nenhuma de que funcionaria.

Sendo assim, o melhor é deixar o Mais Você onde está. Afinal, em time que está ganhando não se mexe. Em vez de mudar algum programa matinal para a faixa da tarde, o canal devia pensar numa nova atração para o horário. Numa dessas, uma mudança assim poderia ser ruim para todos.

Leia também: Com “superparedão”, BBB 19 acerta em tentativa de renovação

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade