RedeTV! comemora aniversário de 19 anos (Foto: Divulgação/ RedeTV!)

Neste feriado de 15 de novembro, a RedeTV! celebra seu 19º aniversário. O canal de Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho entra em seu vigésimo ano ainda sendo considerada a mais jovem dentre as principais redes abertas do país. No entanto, no que se refere à sua programação na TV tradicional, a RedeTV! segue uma cartilha conservadora, que nada tem a ver com juventude. Por outro lado, o canal celebra o sucesso de seu canal no YouTube. Ou seja, trata-se de uma emissora de contrastes: a RedeTV! é pouco inventiva na televisão, mas disposta a ousar mais em seu conteúdo on line.

Em nota enviada à imprensa, a RedeTV! exaltou seu sucesso na internet e sua estratégia multiplataforma. Neste ano, a emissora se tornou o maior canal da TV aberta no YouTube, graças aos vídeos de pegadinhas e aos conteúdos feitos exclusivamente para a web. Em seu canal on line, a RedeTV! conta com uma “grade” própria, transmitindo programas sobre esportes, games, música e universo geek. Trata-se de uma linha de produções tão promissora que o canal lançou uma nova empresa, a Peanuts, para investir cada vez mais em produções para o YouTube.

Leia mais: Emissora mais jovem da TV aberta, RedeTV! comemora 19º aniversário

Sem dúvidas, uma boa estratégia. Afinal, a RedeTV! sempre se vendeu como uma emissora altamente tecnológica. O canal foi pioneiro no conteúdo digital, no HD e tem um dos mais modernos complexos de estúdios. Ao mesmo tempo, sempre encontrou dificuldades para se estabelecer no modelo tradicional de televisão. Assim, acabou enxergando um novo nicho ao mirar seus esforços para a web. Num momento em que o on demand e o streaming ganham cada vez mais força, a emissora vem construindo seu próprio modelo para ocupar este mercado. Mirou no YouTube e está indo bem.

Na web, RedeTV! é mais ousada

Apesar de seu canal no YouTube ter crescido por conta das pegadinhas de João Kleber, o espaço on line da emissora vem servindo para experimentações. A RedeTV! acaba de encerrar a “segunda temporada” de sua linha de programas feitas para a web comemorando o bom desempenho de vários deles. Atrações como RedeTV! FC, Resenha com Luiz Ceará, Post a Post e RedeTV! Sonoridades alcançaram números bastante expressivos de visualizações.

Além destes, o “canal digital” da emissora aposta também em programas como Denúncia Urgente, Game Play, RedeTV! Astral, Tabu Rosa e RedeTV! Geek, apostando em temáticas variadas e que dialogam com a audiência on line do canal. Ou seja, o canal digital da emissora conta com um pacote de programação bem mais variado que sua grade tradicional para a televisão.

Na TV aberta, a RedeTV! ainda aposta em programas “envelhecidos”, como Você na TV, A Tarde É Sua e TV Fama. O conteúdo é quase radiofônico, pouco criativo e voltado para um público mais velho. Sendo assim, a emissora poderia se inspirar mais em seu canal on line e diversificar seu conteúdo também na TV aberta. Os programas digitais são experimentações importantes e bem-sucedidas, e que poderiam servir de balão de ensaio para injetar sangue novo no canal tradicional. Não migrar os programas da web para a TV aberta, mas usá-los como referência para a criação de novos conteúdos.

Leia também: Sem função no SBT, Mara Maravilha precisa se reinventar

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.