Nova News Room do Jornal da Record
Nova News Room do Jornal da Record (Divulgação/ Record TV)

Canal aberto que mais dedica horas ao jornalismo, a RecordTV tem uma programação de contrastes. Ao mesmo tempo em que ocupa grande parte de sua grade com o jornal policial Cidade Alerta, a emissora praticamente “esconde” o Jornal da Record. O noticioso, que em tese seria o principal jornal do canal, não tem destaque e nem atrativos para tanto.

Não que o Cidade Alerta não mereça tal atenção. O programa de Luiz Bacci vive uma excelente fase. Basicamente, é o programa de maior audiência da RecordTV. Além disso, já encosta em alguns momentos na líder Globo, aproveitando-se de que a novela Espelho da Vida ainda não emplacou. Ou seja, é um programa importante para a emissora.

Leia também: Trama lenta afasta o público e derruba a audiência de Espelho da Vida

Mas o Jornal da Record deveria ser a grife do jornalismo da RecordTV. O jornal tem dois ótimos apresentadores, Adriana Araújo e Celso Freitas, e conta com uma competente equipe de repórteres. Entretanto, é exibido num horário péssimo. É o último dos jornais da TV aberta, entrando no ar quando todas as notícias já foram dadas. Sendo assim, o Jornal da Record poderia ter um outro enfoque, apostando na análise e na interpretação das informações. Mas isso não acontece. O jornal basicamente repete as notícias das demais emissoras.

Jornal da Record já teve dias melhores

O Jornal da Record já teve várias fases de glória. Tornou-se um dos destaques da grade da emissora em razão de sua primeira grande reformulação, nos anos 1990, quando passou a ser apresentado por Bóris Casoy. Nesta época, o noticioso sempre figurou entre as maiores audiências da emissora. Mais adiante, em 2006, uma nova reformulação deixou o Jornal da Record parecido com o Jornal Nacional, da Globo. Uma fase que também deu bons resultados, sobretudo quando era exibido entre 19h e 20h.

No entanto, hoje, às 21h30, o Jornal da Record perdeu relevância. Com exceção das séries de reportagens, a maioria delas bem interessante, o jornal não tem mais grandes atrativos. Parece feito na base do piloto automático, apenas para cumprir tabela.

A RecordTV exibe vários jornalísticos, como o Balanço Geral, SP no Ar, Fala Brasil e Cidade Alerta. Ou seja, o jornalismo é um pilar importante de sua programação. Sendo assim, seria natural que o Jornal da Record fosse o filé da grade. Mas, estranhamente, isso não acontece. A emissora deveria valorizar mais o produto.

Leia também: Karola é a grande protagonista da reta final de Segundo Sol

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.