Há um ano na RedeTV!, Rosana Jatobá é desperdiçada no canal

Publicado em 29/11/2018

Em novembro do ano passado, a RedeTV! anunciou a contratação da jornalista Rosana Jatobá. A profissional chegou à nova casa em meio a muitos planos da emissora de ampliar seu jornalismo, investindo em novos programas jornalísticos e, quem sabe, um novo telejornal. Porém, neste um ano de casa, não só a RedeTV! não lançou um novo jornalístico, como Rosana Jatobá ainda não encontrou um posto fixo.

Rosana Jatobá estreou na TV como repórter de jornais matinais da Band. Fez o caminho de muitos profissionais do jornalismo que se destacam nos domínios do Morumbi e foi contratada pela Globo em 2000. Na emissora, foi âncora do tempo dos principais telejornais, além de ter sido apresentadora substituta em vários deles. Além do jornalismo, profissional é Mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais. Assim, ao deixar a Globo, em 2014, manifestou interesse em realizar trabalhos no campo da sustentabilidade. Inclusive, ela mantém um portal sobre o assunto.

Leia também: Silvio Luiz é escalado para narrar jogos do campeonato inglês na RedeTV!

Neste meio-tempo, Rosana Jatobá passou pelo National Geographic e segue dando expediente na Rádio Globo. Mais tarde, finalmente assinou com a RedeTV!, com a promessa de ser utilizada nos jornalísticos da casa, além da perspectiva do lançamento de um novo jornal. O novo jornal não veio, e sim um convite para migrar para o entretenimento e assumir o programa Tricotando. A princípio, Rosana Jatobá topou a ideia ao ser informada que o diário não seria um programa contendo apenas fofocas. Mas voltou atrás quando descobriu que Tricotando era, sim, um programa de fofocas.

Assim, ela segue cobrindo folgas no RedeTV News e Leitura Dinâmica. Muito pouco para uma profissional que foi contratada com tanta pompa no final do ano passado. Com certeza, Rosana Jatobá pode contribuir muito mais com a emissora do que apenas servindo como “tampão” nos telejornais.

RedeTV! precisa investir mais em jornalismo

O grande problema é que a RedeTV! encontra dificuldades em investir mais em jornalismo. E isso é um erro. A emissora tem um bom jornal no horário nobre, o RedeTV News, e um dos melhores e mais criativos noticiosos da TV aberta, o Leitura Dinâmica. Além disso, investe também em semanais de entrevistas, como É Notícia e Mariana Godoy Entrevista, e grandes reportagens, como o Documento Verdade.

Porém, sua grade ainda é deficiente de informação. Há faixas na parte da manhã e na hora do almoço que carecem de produção própria. São horários onde caberiam perfeitamente novos informativos. A RedeTV! já teve jornais matinais, como o Notícias da Manhã e uma primeira edição do Leitura Dinâmica. Além disso, também já teve jornais na hora do almoço, como RTV e TV Esporte Notícias. Mas, atualmente, não tem mais nada.

Enquanto isso, Rosana Jatobá segue de stand by. E há informações de que um novo projeto com Edgard Piccoli aguarda um espaço na grade para estrear. Mas tais projetos só irão adiante se a emissora abrir mão de locar vários de seus horários para igrejas e concessionários. Infelizmente, a RedeTV! ainda não aprendeu a viver sem esse dinheiro.

Leia também: Com troca de direção, Vídeo Show deve passar por mais mudanças

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade