Cátia Fonseca no Programa do Porchat
Cátia Fonseca no Programa do Porchat (Divulgação/ Record TV)

Neste mês de setembro, a Record deve dedicar sua programação aos festejos de seus 65 anos de atividades. Entre os especiais, o canal programou uma série de entrevistas no Programa do Porchat, que reunirá nomes que fizeram a história do canal. A série teve início com as presenças de Ronnie Von, Martinha, Netinho e Wanderley Cardoso na segunda-feira (03). Já na terça (04), Cátia Fonseca e Gilberto Barros marcaram presença.

Os dois episódios do Programa do Porchat são emblemáticos na ideia de reverenciar a história da Record. Isso porque as entrevistas de Ronnie Von, Marinha e companhia serviram para relembrar o início da Record “clássica”. Na época, a emissora era calcada nos programas musicais. Na efervescência cultural dos anos 1950 e 1960, a emissora fazia história com Jovem Guarda. O programa foi ícone de um movimento musical que marcou a cultura nacional.

Saiba mais: Programa do Porchat recebe Ronnie Von que fala da importância da Record TV

Assim, ao lado de Fabio Porchat, os cantores Martinha, Wanderley Cardoso e Netinho contaram boas histórias dos tempos da Jovem Guarda. Eles relembraram Roberto Carlos e falaram da importância dos festivais de música. No mesmo dia, Ronnie Von também marcou presença para falar da mesma época, mas num outro contexto. Ronnie relembrou seus tempos de apresentador de O Pequeno Mundo de Ronnie Von. Ele falou também da suposta rivalidade com Roberto Carlos. Estas conversas serviram para contar ao público um pouco do início da Record, quando ainda era comandada por Paulo Machado de Carvalho. Trata-se de uma história que se confunde com a própria origem da televisão brasileira.

Cátia Fonseca e Gilberto Barros relembram a “Record popular”

Na terça-feira (04), o Programa do Porchat recebeu os apresentadores Cátia Fonseca e Gilberto Barros. Com eles, vieram as lembranças de uma “nova Record”, já sob o comando de Edir Macedo. Cátia e Gilberto fizeram parte de uma Record do final do século 20, quando a emissora apostava numa programação popular e começava a sua escalada na audiência, tornando-se a terceira rede em audiência no país.

Saiba mais: Programa do Porchat: Catia Fonseca e Gilberto Barros relembram seus antigos programas na Record TV

Cátia Fonseca comandou o Note e Anote durante um ano, entre 1999 e 2000. O vespertino foi uma das grandes alavancas da emissora na década de 1990. Sob o comando de Ana Maria Braga, a atração foi diretamente responsável pelo aumento de audiência e faturamento da Record nesta fase. E Cátia, contratada às pressas para suceder Ana, deu continuidade a esta importante história. Na mesma época, Gilberto Barros também despontava. Com o sucesso do Disque Record, um precursor do Balanço Geral, Barros partiu para uma escalada, comandando também o Cidade Alerta e Leão Livre, além de seu maior sucesso, o game show Quarta Total.

Ou seja, no segundo episódio desta série especial, a Record conseguiu resumir uma fase importante de sua história, quando mudou de mãos e se reergueu. Foi esta fase popular que preparou o terreno para as grandes investidas do canal a partir da década de 2000. Sem dúvidas, um momento fundamental da emissora.

Outros nomes importantes

Uma pena que a Record não conseguirá reunir outros nomes que fizeram sua história. Artistas como Ana Maria Braga e Tom Cavalcante não foram liberados pela Globo e Multishow, respectivamente, para os especiais. Sendo assim, seria interessante que a produção do Programa do Porchat encontrasse caminhos para tratar destes momentos, mesmo sem a presença destes artistas.

No mais, as entrevistas especiais dos 65 anos da Record no Programa do Porchat são um grande acerto. Afinal, é importante ter respeito pela história e pelos personagens que a fizeram. Até porque não é todo dia que uma emissora completa 65 anos.

Leia também: Mesmo com vários apresentadores em seu cast, Globo escala atores para a função

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Últimos vídeos do Canal no YouTube