Cansativo, TV Fama carece de uma reformulação urgente

Publicado em 06/09/2018

Na eterna busca pelo programa ideal para exibir na faixa das 18 horas, a RedeTV! cogitou criar um novo programa de fofocas para o horário. Mas, ao que parece, os planos ainda estão sendo formatados, e pode ser que o novo programa não seja de fofocas, e sim de variedades. O que faz mais sentido, se consideramos que a emissora possui o mais “tradicional” dos programas sobre a vida dos famosos, o TV Fama. Em vez de apostar num novo programa de fofocas, a emissora poderia concentrar esforços para reformar o TV Fama, que anda precisando de atenção.

Apresentado por Nelson Rubens e Flavia Noronha, o TV Fama é uma espécie de “telejornal” da vida dos outros. Atualmente, o programa vive basicamente de notas cobertas baseadas em informações tiradas da internet e entrevistas com famosos que nem são tão famosos assim. O que não faltam são personagens que são famosos sem motivo aparente mostrando seus hábitos na academia ou contando seus planos.

Leia também: Bailarina do Programa Silvio Santos se manifesta após gafe e ‘demissão’

É pouco para um programa que estreou com uma proposta diferente. O TV Fama original, de 1999, durou cerca de duas semanas, e era uma revista cultural com entrevistas. Saiu do ar e voltou reformulado em meados de 2000, com pautas mais populares. Mas, mesmo assim, trazia algo de “novo”. Afinal, enquanto fofocas de artistas eram pautas comuns nos programas vespertinos, o TV Fama levou o assunto para o horário nobre. Além disso, o programa acertou em cheio ao contratar Nelson Rubens, um expoente da fofoca televisiva, para comandá-lo. Nelson se adequou muito bem à proposta, assumindo o posto que havia sido de Mariana Kupfer, Monique Evans e Paulo Bonfá.

TV Fama se consolidou na faixa das 19 horas

No ar há 18 anos, TV Fama se consolidou ao trazer matérias sobre celebridades e televisão na faixa das 19 horas. Deste modo, tornou-se uma alternativa ao público que foge de novelas e jornais policiais. Durante muitos anos, o programa ganhava audiência repercutindo novelas e bastidores da Globo, além de dar espaço às demais emissoras. Era quase um “Vídeo Show de todos os canais”.

Porém, com o passar dos anos, as pautas foram ficando mais pobres. Hoje, o TV Fama parece ter criado um elenco próprio de “famosos”, que usa sempre que falta assunto. Nelson Rubens segue firme e forte na apresentação, mas tem feito pouca coisa além de chamar VT’s. No passado, ele também trazia notícias e tecia comentários sobre as informações.

Além disso, a RedeTV! errou feio ao levar o TV Fama para a faixa das 21h30. A atração estava consolidada às 19 horas e tinha a cara do horário. E mais: com a mudança, o TV Fama perdeu uma pauta poderosa, que é a novela das nove da Globo. Concorrendo diretamente com o programa de maior audiência da TV brasileira, TV Fama não pode repercutir o folhetim. Afinal, não faz sentido falar sobre o próprio concorrente do horário. Sendo assim, o TV Fama podia rever seu formato e apresentar novidades ao espectador. E, quem sabe, voltar ao seu horário original.

Leia também: Record acerta com série de entrevistas no Programa do Porchat

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade