Com SóTocaTop, Globo resgata musicais na TV

Publicado em 16/07/2018

Estreia deste final de semana na Globo, SóTocaTop foi mais do que uma parada de sucessos musicais na telinha. Com o novo programa, a emissora resgatou um gênero já há muito tempo esquecido na TV aberta: os programas essencialmente musicais. Este tipo de atração sempre existiu, em todas as emissoras, mas foi perdendo espaço, sobretudo na última década.

O próprio SóTocaTop já remete, de cara, ao “clássico” Globo de Ouro. O programa era sempre apresentado por um casal, que trazia no palco as canções mais tocadas na rádio naquele período. Referência em musicais, o Globo de Ouro é sempre reprisado pelo canal Viva, além de ser o inspirador do especial de fim de ano do Caldeirão do Huck, o Caldeirão de Ouro. A roupagem está mais moderna, mas não dá para assistir ao SóTocaTop sem lembrar do Globo de Ouro.

Leia também: SóTocaTop estreia com alta repercussão na web

Além deste, a Globo já atacou com musicais em outros programas de grade, como o Planeta Xuxa, de Xuxa Meneghel, e o Som Brasil. Também teve projetos esporádicos, como o Jovens Tardes, o Estação Globo e o mais recente Sai do Chão. E as demais emissoras também já apostaram no filão. O SBT já exibiu o Sabadão, o Sabadão Sertanejo e o Disco de Ouro, todos com Gugu Liberato anunciando atrações musicais. Além destes, teve o Canta e Dança Minha Gente, com Carla Perez, entre outros. Já a Record já exibiu Especial Sertanejo, especializado no gênero, e Amigos e Sucesso, com outros estilos musicais. A Band também já teve um programa sertanejo, o Terra Nativa.

Porém, de uns tempos para cá, os musicais foram relegados a atração reduzida dentro dos programas de variedades. Dizia-se que música não dava mais audiência. No entanto, a repercussão do SóTocaTop foi, no geral, positiva. Sendo assim, pode ser o início do renascimento do gênero na TV aberta.

SóTocaTop tem estreia correta

O programa em si foi bom, apesar de não ter reinventado a roda. Fernanda Souza e Luan Santana foram corretos na apresentação, a plateia teve uma participação ativa e a edição foi caprichada. Mas não espere grande variedade musical: funk, pagode e sertanejo dominaram a estreia. Apesar disso, trata-se de um bom produto, que deve agradar os fãs dos cantores mais populares do país.

Além disso, o programa não decepcionou na audiência. Segundos dados do Kantar Ibope, o programa alcançou média de 13 pontos na estreia. A pontuação foi levemente superior à alcançada pelo programa As Matrioskas, exibido no mesmo horário antes do início da Copa do Mundo, que costumava registrar média de 12 pontos.

Leia também: Para emplacar Roda a Roda, SBT volta ao tempo das mudanças diárias

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade