Fora das grandes redes, apresentadores encontram espaço nos canais menos conhecidos

Publicado em 05/06/2018

Atração da noite de ontem (04) do Programa do Porchat, a apresentadora Silvia Poppovic é um dos grandes nomes da televisão brasileira que se viu sem espaço nos canais convencionais. Silvia fez sucesso sobretudo nos anos 1990, quando comandou um clássico vespertino que levava seu nome na Band. A jornalista segue fora do ar e, assim como ela, muitos nomes que já ocuparam bons espaços nas principais emissoras brasileiras, de repente perderam terreno, por uma série de fatores. Porém, vários deles, como Hermano Henning, Maria Cândida e Claudete Troiano, conseguiram voltar ao ar, por meio de canais menos conhecidos, mas que começam a ganhar visibilidade justamente por ter em seu cast nomes mais famosos.

Hermano Henning, por exemplo, foi o rosto do jornalismo do SBT numa época em que nem havia jornalismo no canal de Silvio Santos. E, depois de quase 30 anos de bons serviços prestados, grande parte deles como âncora do Jornal do SBT, o apresentador não teve o seu contrato renovado no ano passado. Depois de um período afastado, o jornalista, dono de um currículo respeitável, acertou seu retorno ao ar, por meio da Rede Brasil. Ele apresentará o principal noticioso da emissora, o RB Notícias, exibido às 19 horas.

Angélica pode deixar a Globo nos próximos meses, diz colunista

Na nova casa, Hermano se juntará a outros nomes conhecidos do público. Junto dele no RB Notícias estarão Ney Gonçalves Dias e Fernando Vannucci. O primeiro já apresentou o antológico TV Mulher, na Globo, e foi o primeiro apresentador do Cidade Alerta, da Record. Depois de passagens pelo SBT, RedeTV! e TVJB, Ney chegou à Rede Brasil, onde faz comentários e entrevistas no RB Notícias. Já Fernando Vannucci foi um nome forte do esporte da Globo por anos. Com passagens também pela Band e RedeTV!, Vannucci comanda já há alguns anos o bloco esportivo do RB Notícias na Rede Brasil.

Além deles, a emissora conta também com outros nomes conhecidos em seu cast, como os jornalistas Décio Piccinini e Luciano Faccioli, além das apresentadoras Nani Venâncio e Amanda Françozo. Todos nomes que já tiveram importantes passagens pelas maiores emissoras do país, e que encontraram espaço na Rede Brasil.

Outro canal que também tem buscado um lugar ao sol apostando em nomes conhecidos do público é a TV Aparecida. Canal católico, a emissora busca diversificar sua grade com programas de entretenimento comandados por apresentadoras como Maria Cândida e Claudete Troiano. A primeira já passou pela Globo, SBT e teve programas na Record e, agora, se dedica ao matinal de variedades e informação Manhã Leve. Já a segunda se consagrou no comando de programas femininos, como o Mulheres, da Gazeta, e o Note e Anote, da Record, e segue fazendo uso do mesmo expediente à frente do vespertino Santa Receita.

Trata-se de uma movimentação saudável e importante dentro do mercado audiovisual brasileiro. Afinal, há bons profissionais disponíveis, e os grandes canais abertos brasileiros não têm espaço para acomodar todos. Assim, os canais menos conhecidos conseguem acolher e valorizar estes profissionais. Em contrapartida, os apresentadores mais conhecidos ajudam a dar visibilidade a estes canais, emprestando suas credibilidades a estas emissoras e colaborando para seu crescimento. É uma via de mão dupla importante e necessária.

O Negócio encerra trajetória firmando-se como a melhor série nacional da HBO

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade