Bons resultados da RedeTV! aos domingos evidenciam a importância do hábito na TV

Publicado em 12/06/2018

No último domingo (10), o humorístico Encrenca, da RedeTV!, bateu um novo recorde de audiência, cravando 7.2 pontos de média, com picos de 9 pontos e share de 11.1%, segundo dados do Kantar Ibope. A emissora ainda colhe bons resultados com outros programas dominicais, como o Conexão Models e o João Kleber Show, exibidos antes e depois do programa de Tatola Godas e cia. Em comum, todos estes programas estrearam em baixa, mas cresceram na audiência em razão da insistência do canal em apostar neles.

Verdade seja dita, o bom momento da RedeTV! aos domingos se deve, também, aos tropeços da concorrência. Com a mudança da grade dominical da Band, que abriu mão do futebol e, atualmente, aposta nos novos Agora É com Datena e Show do Esporte, a RedeTV! viu seus números crescerem. O crescimento mais surpreendente foi o do Conexão Models: a competição entre modelos apresentada por Renata Kuerten está no ar há mais de dois anos e nunca foi lá muito expressiva no Ibope. Mas, de uns tempos para cá, bateu a Band e alcançou o quarto lugar no ranking da audiência, atrás de Globo, Record e SBT.

Record começa a gravar e divulgar Jesus, sua próxima novela bíblica; veja a chamada

Mesmo tendo sido “auxiliada” pelas mudanças na Band, o bom resultado da RedeTV! também se deve à insistência da emissora em seus produtos dominicais. O Encrenca, mesmo, nasceu da vontade de se fazer um novo Pânico, mas estreou bastante tímido. Parecia que se tornaria um novo Saturday Night Live, primeira tentativa do canal de emplacar um novo humorístico nas noites de domingo depois da saída de Emílio Surita. No entanto, a atração soube fazer mudanças no sentido de agregar público e, aos poucos, foi crescendo, ao ponto de incomodar o Pânico na Band. Ou seja, se tivesse jogado a toalha logo no início, a emissora não teria dado o tempo necessário para que o programa encontrasse um rumo.

A mesma coisa aconteceu com o João Kleber Show. O programa dominical de João Kleber estreou “inspirado” no Chacrinha, mas não deu muito certo no início. Aí foi reformulado, resgatando quadros de sucesso da carreira de João no canal, como a revelação dos segredos que compõe o Você na TV, e as pegadinhas bizarras. Aos poucos, a audiência foi correspondendo.

Globo se manifesta sobre Angélica estar entre os possíveis nomes para o novo Vídeo Show

Por fim, o Conexão Models cresceu em razão da derrapada da Band, mas não só isso. O programa já estava lá, há tempos, maturando um público seleto, que acabou crescendo em razão das mudanças na concorrente. Assim, se tornou uma eficiente “sala de espera” ao Encrenca. E o João Kleber Show se beneficiou da alavanca, e os três programas se tornaram uma trinca vitoriosa na programação da RedeTV!. Um feito e tanto, se considerarmos a concorrência ferrenha dos programas de domingo da TV aberta.

Não que sejam programas maravilhosos. Longe disso. Conexão Models não traz nada de novo, o Encrenca nada mais é que uma seleção de vídeos da internet, e as pegadinhas de João Kleber são de gosto duvidosíssimo. Mas não há dúvidas de que os três programas passaram a apresentar resultados satisfatórios em razão da paciência e insistência da direção da emissora. Pode ter sido uma estratégia, ou apenas sorte, mas fato é que se trata de mais uma prova de que uma grade de programação funcional requer cuidados. E que qualquer programa precisa de um tempo de maturação para poder encontrar seu público. Televisão ainda é hábito.

Competições com famosos dão fôlego ao Domingão do Faustão

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade