As Matrioskas é um Estrelas especial de Copa do Mundo

Publicado em 07/05/2018

No último sábado (05), a Globo estreou a série As Matrioskas nas tardes de sábado. A atração é uma espécie de “esquenta” da Copa do Mundo, e ocupa o horário anteriormente destinado ao Estrelas, que saiu do ar na semana anterior. A princípio, a faixa horária não mudou muito, já que o novo programa mantém o clima de viagens e bate-papos do extinto programa de Angélica.

Em sua última temporada, o Estrelas levou Angélica e seus convidados para vários pontos do país, na série Estrelas do Brasil. Em cada região, a apresentadora conhecia figuras locais e mostrava os pontos turísticos e as curiosidades do lugar. Em As Matrioskas, este clima permanece: sai Angélica e entra Glenda Kozlowski; saem os artistas da Globo e entram as mães de três jogadores da Seleção como convidados; e sai o Brasil e entra a Rússia como cenário.

Primeiro eliminado do Power Couple Brasil, Aloísio Chulapa fala sobre o programa

Na atração, Glenda Kozlowski leva Nadine, Vera e Ane, mães de Neymar Jr, Gabriel Jesus e Fernandinho, para conhecer a Rússia, país-sede da próxima Copa do Mundo, a acontecer em breve. No passeio, elas falam sobre seus filhos, ao mesmo tempo em que conhecem as curiosidades do país. Lugares interessantes e elementos da cultura local e do idioma compõem a pauta do programa, bem como o tradicional espírito ufanista que domina os programas da Globo nesta época de Copa.

Ou seja, a princípio, a direção da Globo optou por não fazer uma mudança radical na faixa das 15 horas dos sábados, já que o formato de As Matrioskas não difere muito do Estrelas. Na verdade, parece mesmo mais uma temporada especial do programa de Angélica, desta vez na Rússia e tendo a Copa do Mundo como tema principal. Tem seu charme, mas fica a impressão de que As Matrioskas não precisaria ser um programa solo na grade do canal. Com jeitão de série de programa esportivo, As Matrioskas poderia ser um especial do Esporte Espetacular ou do Fantástico, por exemplo.

Mesmo andando em círculos, Casos de Família mostra fôlego na audiência

Mas a grande mudança de tom do horário deve vir mesmo depois da Copa do Mundo. Segundo consta, o horário passará a ser ocupado por programas de temporada, seguindo um esquema semelhante ao adotado no início das tardes de domingo da Globo. As Matrioskas abriu os trabalhos, e um musical apresentado por Luan Santana deve ser a próxima aposta. Os programas de temporada são interessantes porque permitem uma rotatividade de formatos que abre mais espaço para experimentações e apostas do canal. Por outro lado, é mais difícil fidelizar o público. Vide as tardes de domingo, que bombam com o The Voice Kids e Tamanho Família, mas penam com o Superstar/Popstar, por exemplo.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade