Reinaldo Gottino
Reinaldo Gottino comandou a cobertura da greve dos caminhoneiros na Record (divulgação)

Com o aumento do serviço de streaming, não falta quem diga que a televisão convencional, como a conhecemos, está com os dias contados. Com a possibilidade de assistir a um conteúdo diverso em qualquer plataforma, no horário que melhor convir ao espectador, as emissoras tradicionais, com sua oferta baseada numa grade de programação bem amarrada, deixariam de fazer sentido.

No entanto, em momentos como o que vivemos agora, é possível medir a força da televisão dita “convencional”. Com a greve dos caminhoneiros afetando a rotina do Brasil, muitos canais abertos optaram por derrubar suas grades de programação para investir na cobertura ao vivo dos acontecimentos. Com isso, viram sua audiência subir.

Para falar de crise dos caminhoneiros, Globo corta É de Casa, Caldeirão do Huck e As Matrioskas

Globo e Record foram dois canais que se destacaram na cobertura da greve. A primeira derrubou atrações, como o É de Casa e As Matrioskas, para exibir os desdobramentos da greve ao longo do sábado. O Jornal Nacional ganhou uma edição maior, atrasando as exibições de Segundo Sol, Zorra e Altas Horas. No domingo, a cobertura da greve ocupou grande parte do Esporte Espetacular e rendeu entradas ao vivo ao longo de toda a programação.

Na Record, o grande destaque da cobertura foram as performances de Adriana Araújo e Reinaldo Gottino. Os dois profissionais seguraram as transmissões da greve ao longo de todo o final de semana, mostrando bastante habilidade. O canal também fez uma extensa cobertura no Cidade Alerta Especial, no sábado. Já a Band optou por aproveitar a experiência de José Luiz Datena em coberturas jornalísticas e tratou de fazer um Agora É com Datena especial, repercutindo os acontecimentos da greve ao longo do dia. Só quem não se destacou foi o SBT, que reduziu a cobertura a uma edição especial do Poder em Foco, que, pra variar, revelou-se “chapa branca” ao extremo.

Com alto destaque para greve dos caminhoneiros, Cidade Alerta explode em audiência na Record

Ou seja, por mais que o streaming tenha realmente vindo alterar significativamente o modo como o espectador consome conteúdo audiovisual, a TV “convencional” ainda faz sentido nas coberturas ao vivo, sendo fundamentais para esclarecer a população sobre os acontecimentos do país e do mundo. Neste contexto, o investimento em jornalismo e em esporte se mostra essencial.

Em nova fase, desafio de Segundo Sol é manter o fôlego da primeira etapa

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.o