Cláudia Abreu e Malu Mader em Celebridade (2003) (Divulgação/TV Globo)
Cláudia Abreu e Malu Mader em Celebridade (2003) (Divulgação/TV Globo)

O Vale a Pena Ver de Novo, há tempos, tornou-se vítima da classificação indicativa, que impunha faixas de horários para programas de acordo com a idade ao qual eram indicados. Na regra anterior, qualquer programa não recomendado para maiores de 12 anos só podia ir ao ar depois das 20 horas. Programas de 14 anos, só depois das 21h. 16 e 18 anos, após às 22 e 23 horas, respectivamente.

Esta regra caiu recentemente. As emissoras ainda precisam avisar ao seu público a recomendação etária de seus programas, mas ela não está mais vinculada a faixas de horário. Com isso, beneficia-se a faixa de reprises Vale a Pena Ver de Novo, horário das tardes da Globo destinado ao repeteco de novelas.

Isso porque a classificação indicativa vinculada a horários praticamente “matou” o Vale a Pena Ver de Novo, que viu tornarem-se quase impossíveis as reprises de novelas das oito/nove. Sem a opção de reprisar novelas das 21 horas, a direção da Globo buscava em seus arquivos novelas das sete e das seis que pudessem agradar ao público da tarde. Mas o canal esbarrava na falta de grandes sucessos nestes horários. E os sucessos que apareceram já haviam sido reprisados.


Com isso, o Vale a Pena Ver de Novo passou a apelar para re-reprises. Tramas como Chocolate com Pimenta e Da Cor do Pecado ganharam novas reexibições vespertinas. O atual cartaz, Senhora do Destino, um raro caso de novela das nove reapresentada, também já está em sua segunda reprise. A trama de Aguinaldo Silva já havia sido reapresentada em 2009.

Agora, o canal faz a alegria dos fãs de novelas ao anunciar a volta de Celebridade, a partir da próxima semana. Mesmo com classificação 12 anos, a trama irá ao ar à tarde. Claro, sem dúvidas cheias de cortes, afinal, a saga de Maria Clara Diniz (Malu Mader) e Laura Prudente da Costa (Claudia Abreu) é um tanto pesada. Mesmo picotada, a trama valerá o ingresso, afinal, cumpre com louvor os critérios que todo fã do Vale a Pena Ver de Novo costuma considerar: é uma novela clássica, sucesso incontestável e que já foi exibida há uns bons anos (a trama já tem 14 anos…). Ou seja, o retorno abre um precedente bem interessante nas tardes da Globo.

Nova Escolinha do Professor Raimundo já não faz muito sentido

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.