Jogo dos Pontinhos se torna um “celeiro” de polêmicas

Publicado em 23/11/2017

O quadro Jogo dos Pontinhos, do Programa Silvio Santos, foi realmente um achado do dono do SBT. Um game simples, no qual os participantes devem completar frases lançadas pelo apresentador, acabou se tornando uma das principais atrações do “homem do Baú”. Tanto que é um dos últimos quadros do programa, e uma poderosa alavanca de audiência.

Um feito e tanto para um quadro que estreou sem nenhuma pretensão. O Jogo dos Pontinhos fazia parte do extinto Hot Hot Hot, um dos programas que Silvio Santos comandou nos anos 1990, e retornou desde que a atual versão do Programa Silvio Santos começou, há dez anos. Inicialmente, a cada domingo, Silvio recebia convidados para jogar. Algum tempo depois, o animador fixou um elenco, que passou a bater ponto todo domingo.

Foi aí que o quadro decolou. E o motivo é simples: o bate-bola que Silvio joga com o elenco do quadro a cada edição. Silvio Santos deu espaço para que Patrícia Abravanel, Alexandre Porpetone (o Cabrito Tevez), Helen Ganzarolli, Lívia Andrade, Flor e Carlinhos Aguiar usassem e abusassem da palavra, fazendo do jogo quase uma “novelinha” semanal. É Silvio paquerando Helen, é Lívia disparando graciosas barbaridades, é Cabrito fazendo piadas… o público já sabe o que esperar da conversa entre Silvio Santos e seus partners. Na verdade, o animador nada mais fez que reeditar as impagáveis conversas que tinha com seus jurados nos tempos do Show de Calouros, só que agora num outro contexto, mas igualmente infalível.

Exatamente por ter se tornado um verdadeiro achado, o Jogo dos Pontinhos vem extrapolando em sua vocação de criar polêmicas. Nos últimos dias, o quadro foi alvo de muitos comentários dos espectadores, e com razão. Um dos motivos foi a demissão de Carlinhos Aguiar e sua substituição por Mara Maravilha, que pegou a todos de surpresa e deu margem a uma série de fofocas. Mas é a vontade do “patrão”: manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Mais grave é o quadro se tornar um palco para que rusgas verdadeiras venham à tona, virando um verdadeiro “telebarraco”. É sempre engraçado quando os participantes se alfinetam, mas, às vezes, eles passam do ponto. No último domingo (19), o Jogo dos Pontinhos apresentou momentos de grosseria e trocas de ofensas. Ficou visível que a coisa passou do ponto da simples brincadeira, gerando até um “climão”.

O Jogo dos Pontinhos é divertido e, sem dúvidas, um dos melhores momentos do Programa Silvio Santos. Por isso mesmo, não merece se tornar uma arena de agressões verbais. O SBT já tem o palco de Christina Rocha, no Casos de Família, para mostrar brigas e discussões. O Programa Silvio Santos, conhecido por ser alegre e divertido, não pode virar um ringue de batalha.

Moacyr Franco engrossa a lista dos veteranos sem espaço na TV

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade