Saiba como será Cidade Proibida, série que estreia hoje na Globo

Publicado em 26/09/2017

Você sabe o que é um filme noir? Dividindo opiniões sobre ser um modo de filmagem ou um gênero, o noir foi um nome dado pelo crítico francês Nino Frank em 1946 para denominar os longas-metragens de suspense, com temas criminais que explodiram nos anos 1940. Entre 1940 e 1958 foram produzidos cerca de 300 filmes no estilo segundo especialistas.

Leia também: Novo Mundo acertou em cheio ao usar História para falar do Brasil de hoje

O noir tem como características principais enredos investigativos urbanos, em que as cidades são representadas como lugares opressores, cheios de crimes, máfias, marginais, álcool e cigarro de forma um pouco glamourizada. Seus protagonistas costumam ser anti-heróis com qualidades e defeitos humanos, e sua fotografia é responsável por criar atmosferas escuras, sobrepondo preto, branco, e cinza, em imagens assimétricas e enquadramentos desalinhados.

Ailton Graça, José Loreto e Vladimir Brichta
Paranhos Ailton Graça Bonitão José Loreto e Zózimo Vladimir Brichta em Cidade Proibida Reprodução

É dessa fonte que bebe a série Cidade Proibida, que estreia na Globo na noite desta terça-feira (26). A história protagonizada por Zózimo (Vladimir Brichta), um detetive particular dos anos 1950, é um projeto antigo, que ganhou formas nas mãos dos autores Mauro Wilson e Maurício Faria. Zózimo trabalhava na polícia, juntamente com o Delegado Paranhos (Ailton Graça), quando decidiu tornar-se detetive particular com foco em casos extraconjugais. Com experiência no comportamento humano, sobretudo de mulheres, ele passa a desenvolver uma queda por cada uma de suas clientes.

Outros dois personagens fixos e importantes da série são Bonitão (José Loreto), um jovem que vive de mesadas de suas amantes, e Marli (Regiane Alves), uma prostituta, inteligente e esperta, que é apaixonada por Zózimo e mantem relações sexuais esporádicas com ele. Diferente dos últimos produtos apresentados, pela emissora, Cidade Proibida é uma série diferente, tanto em seu visual, como em sua composição e formato, pois possui estilo procedural (caso da semana, sem ligação entre os episódios, e sem enredos contínuos). Por ser localizada no Rio de Janeiro, a direção preferiu fazer uma produção solar, embora seja visível a utilização de filtros para deixar a imagem menos saturada.

Já no primeiro episódio veremos o caso de Bezerra (José de Abreu), advogado que contrata os serviços do protagonista por acreditar que sua esposa, Paula (Giovanna Antonelli), o esteja traindo. Ao seguir a elegante mulher, ele descobre que o caso não é tão simples quanto parece. Já em outra extremidade do enredo, está Bonitão que conta com a ajuda de Zózimo para se livrar do marido de uma de suas amantes. Com direitos a socos, e muitos tiros, a série que tem leves pitadas de humor, fará a alegria daqueles que gostam do estilo noir.

Observação: Todos os episódios da série, têm como título os nomes das mulheres investigadas.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade