Record está certa por não modificar sua grade apesar dos resultados ruins

Os Dez Mandamentos perde audiência no Painel Nacional de Televisão
Os Dez Mandamentos (Divulgação)

Muito tem se falado sobre a audiência ruim da Record nas últimas semanas, motivada pela nova programação noturna, com a reprise de Os Dez Mandamentos, SP Record e Belaventura.

A surpresa é que, diante do fracasso, a emissora não acionou a grade voadora, como Silvio Santos costuma fazer diante de situações parecidas – e a Record usou esse expediente com frequência no passado.

A questão é que o canal de Edir Macedo está certo ao agir com calma. O motivo? Tem três! O primeiro: O Que a Vida Me Roubou, mexicana que vai muito bem no SBT, está nos capítulos finais e, ao sair de cena, o público pode migrar para Os Dez Mandamentos, que já estará em fase mais interessante que a inicial.


Mas tem outro fator, ainda mais importante, afinal, os índices de O Que a Vida não são “aquela Coca-Cola toda” como os de Novo Mundo, também nas últimas semanas: é grande a chance de parte dos telespectadores buscar o folhetim bíblico com a estreia de Tempo de Amar, já que nos primeiros episódios as tramas sofrem um pouco para engrenar.

Além disso, tem um terceiro motivo: com Record, SBT e RedeTV! voltando à TV paga, pontos que fizeram falta podem ser retomados.

Ou seja, somente caso a Record não consiga capturar fatias interessantes das concorrentes e retomar a audiência que tinha entre assinantes, aí sim é chegada a hora de mudar. Pensar a longo prazo, é esse o caminho.

Audiência da TV (30/08): Record vence SBT com todas as novelas da tarde

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.