Dominando o palco, Fernanda Lima evolui como apresentadora de TV

Fernanda Lima é apresentadora do Popstar
Fernanda Lima é apresentadora do Popstar (Divulgação/ TV Globo)

Fernanda Lima já era uma grata surpresa desde que surgiu na televisão brasileira. Após uma passagem rápida e praticamente despercebida pela MTV Brasil, a loira apareceu como um dos primeiros nomes da então recém-nascida RedeTV!, à frente do programa juvenil Interligado. Com um sotaque gaúcho gostoso e boa presença de vídeo, ela logo retornou à MTV, e desta vez com destaque, passando bons anos no Fica Comigo.

Chegou à Globo em 2005, ainda sem um projeto próprio. Estreou no Vídeo Game, cobrindo a licença-maternidade de Angélica, e chegou a protagonizar duas novelas, Bang Bang e Pé na Jaca. Foi duramente criticada na primeira, mas na segunda mostrou boa veia cômica. Depois disso, se dedicou à apresentação de especiais, como a série Por Toda Minha Vida, até chegar ao Amor & Sexo, que estreou em 2009. Depois das primeiras temporadas mais amarradas a um estilo “game show comportamental”, a atração teve seu formato modificado e passou a apostar em interessantes debates sobre a sexualidade. Nos últimos anos, vestiu-se de engajamento, levantando bandeiras em favor da liberdade de gênero e contra o machismo. Ousado.

Tal ousadia na temática acabou fazendo com que Fernanda Lima, finalmente, criasse uma personalidade própria diante do vídeo. No Amor & Sexo, ela fica tão à vontade e fala sobre tudo de uma maneira tão natural, que sua comunicação no vídeo evoluiu a olhos vistos. Curiosamente, quando ganhou um segundo programa anual, o Superstar, Fernanda não conseguia o mesmo desempenho. Mais presa a um formato enlatado, ao vivo e excessivamente roteirizada, Fernanda Lima, em muitos momentos, parecia nervosa em cena.

Isso não acontece no novo Popstar. No ar há duas semanas, a nova competição musical da Globo mostra uma Fernanda Lima mais contida que no Amor & Sexo, é verdade, mas muito mais à vontade que nos tempos do Superstar. Provavelmente, o formato mais simples e sem muita pirotecnia da atual produção, e até o fato de ela estar diante de várias estrelas conhecidas, ajuda muito. Mas, sem dúvidas, o estofo conquistado nestes anos de Amor & Sexo contribuiu bastante para o atual desempenho, que coloca Fernanda Lima como uma das melhores apresentadoras da TV brasileira na atualidade.

Agora, a loira terá um novo desafio, já que o Popstar passará a ser exibido ao vivo a partir do próximo domingo. É a chance de ela mostrar que o nervosismo do Superstar ficou no passado. Tem tudo para dar certo.

Conversa com Bial foi o principal acerto da Globo este ano

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.