Valentins: bom infantil do Gloob devia ser exibido em TV aberta

Publicado em 20/06/2017

Na semana passada, estreou no Gloob a nova série infantil Valentins – Uma Família Muuuito Esperta, que vai ao ar diariamente, a partir das 20h30. A série é uma produção da Zola Filmes, em parceria com o canal infantil do Grupo Globo, e foi criada pela atriz Cláudia Abreu, junto com a roteirista Flavia Lins e Silva. A direção é de José Henrique Fonseca.

A atração é muito bem produzida e conta uma história bem interessante. A trama gira em torno da família Valentim, que é encabeçada por Alice (Cláudia Abreu), uma alquimista e confeiteira, e Artur (Guilherme Weber), um químico e inventor. Eles têm quatro filhos: Betina (Rebecca Solter), João (Arthur Codeceira), Lila (Duda Wendling) e Theo (Otávio Martins ). Quando os pais desaparecem misteriosamente, as crianças precisam se virar sozinhas e tentar descobrir o que aconteceu. Theo, o caçula, sabe que Randolfo (Luis Lobianco), que finge ser amigo deles, na verdade transformou os pais em ratos.

A participação de Cláudia Abreu e Guilherme Weber é pequena, já que eles passam boa parte da história sumidos. Mas as crianças protagonistas dão conta do recado. Além disso, o elenco ainda conta com nomes como Guida Vianna (Vó Reggy), Malu Valle (Dona Márcia) e Pia Manfroni (Dona Anita). O programa mistura magia, uma certa ingenuidade, mas não cai no ridículo, tornando-se, assim, uma excelente opção para as crianças. Aliás, não é a primeira vez que o Gloob acerta com uma produção nacional, já que DPA – Detetives do Prédio Azul, está no ar desde o início do canal pago e segue como um dos carros-chefe da emissora. A série, também assinada por Flavia Lins e Silva, até já virou filme.

O que é triste nesta história toda é que o Grupo Globo vem direcionando seus esforços em produções genuinamente brasileiras para o canal Gloob, enquanto a aberta Rede Globo extinguiu qualquer produção para crianças. É sabido que programa infantil deixou de ser um bom negócio para os canais abertos em razão da restrição que atinge a publicidade infantil, mas talvez a melhor saída tivesse sido reduzir o espaço, e não extinguir de vez.

O Grupo Globo vem se movimentando no sentido de integrar mais produções dos canais abertos e pagos, fazendo parcerias interessantes. Com o Viva, por exemplo, a Globo vem fazendo novas versões de programas clássicos, como a atual Escolinha do Professor Raimundo. Já com o canal GNT, produziu a atual e divertida Edifício Paraíso. Sendo assim, não seria nada mal se o canal aberto dedicasse uma hora semanal que fosse para exibir produções em parceria com o Gloob. Valentins é boa demais para ficar restrita ao seleto grupo que tem acesso à TV paga.

Leia também:

Os Dias Eram Assim ganha fôlego com mudança de fase

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade