Viva a Diferença

Malhação acerta com merchandising social sem didatismo

Sem artificialismos ou mera repetição de regras

Publicado em 29/06/2017

Nos mais recentes capítulos de Malhação: Viva a Diferença, Keila (Gabriela Medvedovski) travava uma luta contra a balança. Depois de ser mãe, a jovem ganhou uns quilinhos a mais e se sentia insatisfeita com o próprio corpo. A amiga Benê (Daphne Bozaski), adepta de corrida, tentou levar a amiga para o esporte. Keila até tentou, mas acabou enveredando mesmo para os remédios de emagrecimento. Resultado: foi parar no hospital.

A internação de Keila deixou seus amigos e seu pai Roney (Lúcio Mauro Filho) bastante preocupados. Todos se conscientizaram do perigo da automedicação. Viram com os próprios olhos alguém que amam seriamente prejudicada em razão de tomar remédios indiscriminadamente. E que tal atitude foi tomada em razão puramente estética. Keila queria emagrecer facilmente. Apelou para uma solução fácil e se deu mal.

Com esta sequência, Malhação fez uma campanha interessante contra a automedicação. Também falou dos perigos da vaidade excessiva, expondo os problemas que podem ocorrer com alguém que se deixa levar pelas soluções fáceis, sem nenhum esforço ou acompanhamento médico. E, de quebra, ainda falou sobre padrões estéticos inalcançáveis e se vale a pena mesmo se submeter a qualquer tipo de loucura em busca de se enquadrar neste tal padrão. Ou seja, Malhação fez de um tema pertinente um drama de folhetim, de maneira que a situação funcionou tanto para aquecer a história da novela, quanto para conscientizar seu público.

Merchandising social já é praxe nas novelas. E sempre fez parte de Malhação, afinal, há ali uma audiência jovem que precisa discutir certos assuntos. No entanto, na maioria das vezes que a novelinha se colocou à disposição para tratar de certas temáticas, o fez de maneira didática e sem nenhuma sutileza. Não foi o caso aqui. O autor Cao Hamburger tem tomado o cuidado de lançar campanhas sociais na novela sem descambar para artificialismos ou mera repetição de regras. Trouxe à tona um tema pertinente e falou sobre ele naturalmente. Não por acaso, a atual temporada de Malhação tem batido recordes de audiência. A trama deu um impressionante salto de qualidade.

A Casa é deprimente, mas deve agradar os fãs de realities “bizarros”

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade