Band completa 50 anos em momento frágil

Publicado em 24/05/2017

A Rede Bandeirantes de Comunicação, ou simplesmente Band, completou 50 anos de existência no último dia 13. E não fez qualquer comemoração ao atingir tão importante marca. Provavelmente, porque não tem muito o que comemorar, já que a emissora passa por um momento frágil.

Atualmente, a emissora não conta com muitos produtos relevantes em sua grade de programação. Há vários espaços ocupados por games de horário comprado e religiosos, ou ainda reprises de Os Simpsons. Seu único programa de entretenimento diário é o Dia Dia, matinal de Daniel Bork. Esportivos e jornalísticos ocupam os demais espaços, e com boa audiência, é verdade. Jogo Aberto, Brasil Urgente e Jornal da Band não decepcionam.

A linha de shows das 22 horas, que já foi ocupada por bons programas anos atrás (como o CQC, que chegou a virar febre e ditar moda), agora tem como único destaque o MasterChef. Um ótimo reality show, diga-se, mas praticamente um caso isolado. Polícia 24 Horas segue no ar, mas já não registra os bons índices de antigamente. Era Uma Vez Uma História foi uma grata surpresa, mas já deixou a grade. E Shark Tank Brasil também tem suas qualidades, mas é uma produção da Sony e parece não muito adequado à TV aberta.

A Band teve fases marcantes, sobretudo quando assumiu a alcunha de “canal do esporte” e se tornou a casa dos mais importantes eventos esportivos. Quando esta fase passou, o canal tentou vestir uma camisa popular, emplacando programas ao vivo praticamente o dia todo, além de muitos programas de auditório. Hoje, não há qualquer produto no segmento.

Completar 50 anos de atividades não é para qualquer um, e a Band merece todas as felicitações e méritos por ter alcançado tal marca. Mas poderia presentear seu público com novos investimentos em programação, fomentando novamente o mercado de trabalho e trazendo mais opções para a audiência. MasterChef é legal, mas é pouco para uma festa de aniversário tão emblemática.

Bom Dia e Cia precisa mesmo de uma apresentadora?

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade