Globo anuncia reprise do Sai de Baixo, para a alegria dos fãs!

Publicado em 27/04/2017

A melhor notícia do dia no universo da televisão brasileira é a reprise na Globo do Sai de Baixo, famoso humorístico dos anos 1990. A atração, que ficou no ar entre 1996 e 2002, será o novo cartaz da Sessão Comédia, faixa exibida aos sábados, após o Jornal Hoje, que vinha sendo ocupada pelo repeteco de Os Caras de Pau.

A emissora acertou em cheio com a escolha! Sai de Baixo é um dos melhores programas já produzidos pela Globo. Criação de Daniel Filho e Luis Gustavo, que se inspiraram no formato do clássico Família Trapo, o programa foi concebido para tentar brecar Silvio Santos, cujo programa dava trabalho à emissora nas noites de domingo. Pois a comédia cumpriu sua missão com louvor, registrando excelentes índices de audiência e caindo nas graças da crítica, narrando o louco cotidiano de uma família que vivia num apartamento no Arouche, em São Paulo, e sempre se envolvia em armações. Vavá (Luis Gustavo), Cassandra (Aracy Balabanian), Magda (Marisa Orth), Edileuza (Claudia Jimenez), Ribamar (Tom Cavalcante) e o antológico Caco Antibes (Miguel Falabella), o “nórdico dinamarquês” que tinha “horror a pobre!”, se transformaram numa verdadeira febre.

Com o sucesso, Sai de Baixo foi sendo renovado ano a ano, o que acabou fazendo com que a série passasse por transformações. A primeira baixa foi Claudia Jimenez, que deixou a atração na segunda temporada, sendo substituída por Ilana Kaplan (a empregada Luzinete, que participou de poucos episódios do segundo ano) e, depois, por Marcia Cabrita (a divertidíssima Neide Aparecida). Mais tarde, foi Tom Cavalcante quem deixou o elenco para ganhar uma atração solo, o Megatom. Nesta época, o garoto Lucas Hornos entra na história para viver Caquinho, filho de Caco e Magda. Em 2000, Sai de Baixo tentou mudar de cenário, deixando o apartamento da família Matias para se instalar no restaurante Arouche’s Place. Nesta fase, surgiram no programa Pereira (Ary Fontoura), dono do lugar, e Ataíde (Luiz Carlos Tourinho), seu secretário particular.

Como o cenário novo não funcionou, logo os personagens voltaram ao apartamento. Assim, Pereira casou-se com Cassandra, permanecendo por ali ao longo da temporada 2000, e Ataíde tornou-se o novo porteiro do prédio. Por fim, com a gravidez de Marcia Cabrita, Claudia Rodrigues é escalada para substituí-la, levando a personagem Sirene, que batia cartão na Escolinha do Professor Raimundo (na época um quadro do Zorra Total), para o Arouche. Em 2001, quando entrou no ar a última temporada de Sai de Baixo, Ary Fontoura não permanece no elenco, e Pereira deixa Cassandra após dar um golpe na família. Em 2013, o Viva produziu quatro novos episódios da comédia, que foram exibidos na Globo posteriormente.

Apostando num humor popular, com roteiros assinados por medalhões como Rosana Hermann, Maria Carmem Barbosa, Euclydes Marinho, Bruno Mazzeo, Laerte e Lícia Manzo, entre outros, Sai de Baixo fez história na televisão brasileira. Por isso mesmo, seu retorno nas tardes de sábado da Globo é mais do que bem-vindo. Aliás, já havia passado da hora de a Globo trocar o cartaz da Sessão Comédia, já que a faixa sempre devia funcionar como um “Vale a Pena Ver de Novo de humorísticos”, mas só exibiu Os Caras de Pau desde que foi criada, em 2015.

Sai de Baixo retorna à Globo no dia 6 de maio, depois do Jornal Hoje. Vale lembrar que a Sessão Comédia não é exibida para todo o Brasil, já que algumas afiliadas da Globo exibem programação local no horário.

SBT acerta ao insistir no Clube do Chaves

Cheia de qualidades, Novo Mundo é a melhor novela em exibição

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade