Rock Story é a novela das 7 mais bem construída em anos

Publicado em 01/01/2017

“Uma história de amor movida a música, e uma história de música movida a amor” – Esse foi o slogan utilizado em todas as chamadas para a estreia de Rock Story.  Como publicitário, o slogan me deu arrepios, e mesmo achando interessante uma novela musical (mais uma), me arrisquei a assisti-la sem grandes expectativas. E quase dois meses após o primeiro capítulo ter ido ao ar posso dizer com certeza: Não me arrependi.

O slogan fraco das chamadas disse muito menos do que a novela representa. Novelas do horário das sete, nunca foram minhas preferidas, mas de tempos em tempos alguma me chama a atenção, e com Rock Story foi assim. O enredo veio embalado num tom mais sério, o qual muito me agrada por não sucumbir à falsa profecia de que o público do horário deseja algo que faça dar risada. Uma verdade inconveniente: Geralmente as novelas pastelão não fazem o público dar risada, algo que pode ser comprovado pela popularidade de núcleos isolados dentro da trama (Shirley e Filipe de Haja Coração são um exemplo).

Vladimir Brichta, o protagonista anti-herói Gui Santiago de Rock Story (Divulgação/ TV Globo)
Vladimir Brichta, o protagonista anti-herói Gui Santiago de Rock Story (Divulgação/ TV Globo)

Os personagens da novela são seu ponto alto e chave para as amarrações da história. Um elenco enxuto permite que se explore melhor as características de cada personagem, assim nenhum deles perde importância dentro da trama. Rock Story tem conseguido fazer isso muito bem, usando Diana como âncora. Mesmo que a personagem vivida por Alinne Moraes não seja a protagonista ela está no centro de todo o universo da novela. Em torno de Diana os personagens, inclusive os protagonistas orbitam: As armações de Lázaro aconteceram por uma paixão mal resolvida por Diana, Léo Régis além de surgir como ídolo, tem sua participação aumentada na trama devido a seu envolvimento com Diana, que trabalha na gravadora onde a novela acontece, é filha de Salomão, o dono do negócio, e tem ligação com todos os outros núcleos.

Tal qual uma série, a novela gira rapidamente fazendo com que cada capítulo tenha pelo menos um grande acontecimento, e seus ganchos nunca são um simples beijo, ou algo que não seja extremamente relevante. Interessante perceber o tratamento que a direção tem dado para que o telespectador entenda a novela quase como uma série, utilizando uma recapitulação da última semana em todos os capítulos de segunda-feira.

João Vicente Castro como Lázaro em Rock Story (Divulgação/ TV Globo)
João Vicente Castro como Lázaro em Rock Story (Divulgação/ TV Globo)15

Em tempos de público mais criterioso, Rock Story trouxe para  a TV aberta uma qualidade dramatúrgica maior do que a vista nas últimas novelas das 21 horas, ainda que seus autores sejam menos experientes, trouxe ainda uma história leve e envolvente,  um casal protagonista completamente possível com heróis não tradicionais, e nada de humor boboca, ainda bem!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade