RedeTV! completa 16 anos no ar; relembre a trajetória da emissora

Publicado em 16/11/2015

No dia 16 de novembro de 1999 entrava no ar a RedeTV!, ocupando o lugar da Rede Manchete. A emissora, em seu início, tinha como objetivo atingir a classe A, mas com o passar do tempo foi mudando seu foco e hoje exibe programas completamente populares e até popularescos.

Em sua estreia a RedeTV! exibiu uma entrevista com o ex- presidente Fernando Henrique Cardoso e procurava ter uma grade de programação bem diversificada, tinha um pouco de tudo, jornalístico, programas femininos, revista eletrônica, programas esportivos, de auditório, infantil, programas para o público jovem, filmes e séries.

Dos programas que começaram junto com a estreia da emissora, apenas o Leitura Dinâmica, o Superpop, o RedeTV News e o TV Fama continuam até hoje na grade da emissora, embora todos foram reformulados e ganharam novos apresentadores.

Vários nomes conhecidos do público e que hoje fazem sucesso em outras emissoras passaram pela Rede TV!. Fernanda Lima comandava o game show Interligados na emissora, José Luiz Datena, apresentou o jornalístico  Datena Repórter Cidadão, Marcelo Rezende também comandou o Repórter Cidadão. Hebe Camargo após deixar o SBT passou pela Rede TV!. Adriane Galisteu estreou o Superpop na emissora, ficando menos de um ano no canal e acabou migrando para  a Record.

A emissora produziu dramaturgia nacional, embora fosse uma produção terceirizada, exibiu a  versão brasileira do seriado americano Desperate Housewives que não  foi bem sucedida na audiência.

A novela colombiana Bety, a Feia foi um dos grandes sucessos do canal e chegou a ficar na vice-liderança. A emissora exibiu outras novelas colombianas como, Pedro, o escamoso, mas não foi bem sucedida.

O maior sucesso da história da emissora foi o humorístico Pânico na TV, que estreou em 2003 na emissora como um programa simples e com pouca verba e com muita criatividade ficou no canal até fevereiro de 2012, onde trocou a RedeTV! pela Band. O Pânico na TV!, exibido pela RedeTV! conseguia marcar dois dígitos de ibope e por alguns momentos incomodava a Globo ficando na liderança.

A emissora é muito criticada por empregar as duas mulheres do dono do canal, Luciana Gimenez e Daniela Albuquerque, que não têm muito talento para apresentadoras mas se esforçam e continuam firme e forte à frente dos seus programas.

Os programas de João Kléber, o Você na TV e o extinto Teste de Fidelidade são alvos de críticas pelo excesso de baixaria  e pelo fato de muitas pessoas duvidarem da veracidade dos programas, já que muitos acusam as duas produções de serem falsas, assim com os dois programas a credibilidade do canal foi jogada no lixo.

A RedeTV! se destaca por ser a primeria emissora brasileira a investir pesado em alta tecnologia, foi a primeira TV do Brasil a exibir 100% de sua programação em HD.

Quando estreou em 1999, a sede da emissora ficava em Barueri, em um prédio bem pequeno e simples, alguns anos depois mudou para Osasco em um complexo de televisão gigantesco e com uma estrutra totalmente sofisticada.

Em 2015, a RedeTV! lançou  o Melhor Pra Você, que é uma revista eletrônica comandada por Celso Zucateli, Edu Guedes e Mariana Leão, lançou a programação esportiva aos sábados, Super Faixa, o talk show de Mariana Godoy,o Mariana  Godoy entrevista e o jornalístico Documento Verdade e recentemente estreou o novo programa de Daniela Albuquerque,o Sensacional, com os atuais lançamentos não alterou sua baixa audiência.

A RedeTV! tem como slogam que permanece desde sua estreia, ”A rede de tv que mais cresce no Brasil”.

A programação da RedeTV! está longe de ter a qualidade e credibilidade da programação da Rede Manchete, que investia alto em sua dramaturgia e tinha excelentes novelas e  um jornalismo que concorria  com o jornalismo global.

Veja a chamada de estreia da Rede TV!:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade