Primeira novela bíblica, Os Dez Mandamentos termina com ‘cara’ de série

Final os Dez Mandamentos

Anunciada como a primeira telenovela bíblica do mundo, Os Dez Mandamentos fez história na televisão ao superar a Globo na faixa das 21h, até pouco tempo atrás considerado imbatível por qualquer concorrente. Mas a trama da Record, que chegou ao fim nesta segunda-feira (23), terminou com cara de série, anunciando uma segunda temporada e ainda uma versão para o cinema.

A novela terminou sem acabar, diferente das tradicionais novelas, que se encerram com um desfecho feliz, geralmente casamentos, Os Dez Mandamentos fechou o primeiro ciclo no ápice de um conflito entre os próprios hebreus, momento este que dará sequência na segunda temporada, com 60 capítulos, prevista para 2016, antes de A Terra Prometida, que por sua vez também é uma sequência, ou seja, uma terceira temporada não oficial.

Depois das pragas, que alavancaram a audiência de Os Dez Mandamentos e fizeram a novela bater vários recordes, o desfecho da trama ficou morno, o ápice da tensão aconteceu antes do final, e isso acabou tirando o clímax da história. A Record, inclusive, alongou além da conta a fase das pragas e da abertura do Mar Vermelho, deixando a parte final, da travessia do deserto, curta, rápida e chata, o que fez a audiência cair bruscamente. A falta de planejamento da emissora, que apesar do otimismo, não esperava tamanho sucesso, fez com que não determinassem um plano de continuidade mais interessante para a novela e acabou tendo que improvisar do jeito que foi possível.


Apesar de tudo, Os Dez Mandamentos entra para a história como um grande sucesso. Uma obra inovadora, diferenciada, com seus problemas, mas que agradou o público e desfez um monopólio quase crônico. Mas a falta de planejamento da Record pode colocar tudo isso a perder, caso o público não continue acompanhando a reprise de Rei Davi e se interesse por outros programas no horários, até 2016.

Hoje em dia tudo é muito rápido e esperar que a segunda temporada repita o êxito da primeira pode não corresponder a expectativa. Enquanto isso, a Record pretende explorar tudo que puder de Os Dez Mandamentos, lançando filme, livro e o que mais for possível.