Os Dez Mandamentos e o ressurgimento da teledramaturgia da Record

Publicado em 23/11/2015

Ninguém acreditava em Os Dez Mandamentos afirmo que nem mesmo a Record. Primeira novela bíblica do Brasil, fez o país parar em frente à televisão para acompanhar o ressurgimento da teledramaturgia da Record (que mesmo com estrondoso sucesso da novela, a emissora acabou com seu núcleo de teledramaturgia, entregando o RecNov nas mão da produtora Casablanca, sim a mesma que produziu o maior fracasso da novelas da Record Metamorfose).

Os Dez Mandamentos teve efeitos especiais superiores aos do Filme Êxodo. Com alguns erros de continuidade como depois de tantas pragas os filhos de Moisés não terem crescido, Zipora continuar nova. Mas ainda sim a novela teve seu acerto ao chegar num momento quando o público pedia algo novo, pois a teledramaturgia estava muito tempo explorando os mesmo temas, tanto as da Record mostrando apenas a realidade do Rio de Janeiro quanto as da Globo. O Público viu seu verdadeiro refúgio com Os Dez Mandamentos (assim como foi Pantanal em 1990, que saiu do Rio de Janeiro tão explorado pela Globo, foi para o pantanal mato-grossense).

Os Dez Mandamentos veio em um momento quando o povo brasileiro enfrenta uma crise financeira, desemprego, catástrofe o povo foi procurar na novela que revive a fé, algo diferente da dura realidade que vê nos telejornais.

O fenômeno Os Dez Mandamentos mostra que a teledramaturgia brasileira ainda tem muito que criar e muitas histórias pra contar. Provou que o Brasil ainda tem melhores atores, escritores e diretores.

Atores que foram desprezados pela Globo provaram ter talento. O Eelenco deu um show de interpretação (alguns claro, deixaram a desejar) mas se destaca um grande elenco que emocionou o público por fazer transparecer a emoção bíblica na novela.

A autora Vivian de Oliveira também soube com maestria escrever a novela, criar uma trama em cima do Êxodo, com personagens marcantes como a vilã Yunet, que marcou o ano como melhor vilã de novelas de 2015. Melhor desde de Violante de Xica da Silva (Rede Manchete 96/97).

A Rede Record mostrou ter se encontrado novamente com novelas bíblicas, dando novo fôlego ao seu núcleo de teledramaturgia. E mostrou que a Record tem tudo para transformar suas novelas em um marco para televisão mundial.

O que Os Dez Mandamentos deixa de ensinamento para televisão brasileira? Que a Globo continuará sendo líder de audiência, enquanto Rede Record sua única concorrente for comandada por pessoas que não têm o mínimo conhecimento sobre TV.

Por Mike Meneghetti
facebook.com/MeneghettiMike

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade