Yoná Magalhães teve seu auge na novela Tieta


Na manhã desta terça-feira (20), o Brasil perdeu uma grande atriz, que foi Yoná Magalhães. No currículo a atriz tinha mais de 40 novelas, 02 minisséries, seis filmes e diversas peças de teatro. Durante sua trajetória profissional a atriz teve diversos personagens marcantes e é difícil eleger o mais marcante para uma coleção de grandes persongens. Mas uma personagem interpretada por Yoná Magalhães, é  lembrada até hoje. Tonha, era a mãe de Tieta, uma mulher submissa ao marido, era humilhada e não  reagia as humilhações do marido.

No meio da novela, aconselhada por Tieta, Tonha  dá a volta por cima, abandona o marido e vai para São Paulo, nesse período a personagem fica fora da trama, depois de algumas semanas retorna para fictícia cidade de Santana do Agreste. A cena em que Tonha retorna para a cidade, caminhando nas areias da praia do Nordeste, é um clássico na dramaturgia brasileira, já que quando lembramos de Yoná Magalhães e da novela Tieta o que nos vem a cabeça é essa cena protagonizada pela atriz.

Após chegar em Santana do Agreste, Tonha aparece com um novo visual, toda repaginada e com novas atitudes, a partir daí Tonha é quem dá as cartas e deixa de ser uma mulher subimissa.


Assim, pode -se dizer que a persongem Tonha da novela Tieta foi um marco na carreira de Yoná Magalhães, a atriz pode mostrar   os dois lados de uma pessoa, a mulher submissa e a mulher poderosa. Dando um show de interpretação.

Yoná Magalhães, foi uma atriz que vai fazer falta para dramaturgia  brasileira, pois era uma atriz de verdade, que não colocava seu ego em primeiro lugar, dando uma lição de talento e postura profissional para os novatos.