Além do Tempo é um típico dramalhão dividido em dua épocas

Publicado em 14/07/2015

Além do Tempo estreou nesta segunda-feira (13), na faixa das 18h na Globo e o primeiro capítulo da novela de Elizabeth Jhin já deu o tom que promete seguir ao longo da trama. O enredo, típico de um dramalhão, reúne os elementos mais convencionais de um romance, uma história de amor proibido que viajará 150 anos para conseguir se realizar.

A trama parece clichê, com vilões e mocinhos bem definidos e outras características batidas em tantas obras, mas ainda sim encanta. Lívia e Felipe (Alinne Moraes e Rafael Cardoso) passarão por muitas provações para conseguirem viver o amor que aconteceu à primeira vista quando se conheceram. Ela, uma moça plebeia, com vocações religiosas; ele uma rapaz burguês e comprometido. Somente esses elementos já seriam suficientes para dificultar o romance do casal, mas tem mais. Eles terão que enfrentar a vilania da tia-avó de Felipe, Vitória (Irene Ravache) e da prometida à ele, Melissa (Paolla Oliveira), além da rivalidade histórica entre as duas famílias.

O grande trunfo, ou não, de Além do Tempo promete ser a passagem de 150 anos após os 70 capítulos iniciais. Os mesmos personagens, com os mesmos nomes continuarão a história em outra época, aí está a marca da autora, que traz em seu currículo tramas espirituais, uma herança de Ivani Ribeiro. Reencarnação é o mote de Além do Tempo, que promete mostrar ao público que não importa quantos problemas e dificuldades cruzem o caminho, o amor sempre vencerá, custe o que custar.

No mais, o primeiro capítulo encheu os olhos com belas paisagens do Sul do Brasil, caracterização com figurinos, maquiagem e cabelos impecáveis, cenários grandiosos e atuações de primeira qualidade. Irene Ravache e Ana Beatriz Nogueira já mostraram que devem roubar a cena nessa primeira fase. Mas o trio Alinne Moraes, Rafael Cardosos e Paolla Oliveira, também está afinado. A direção de Rogério Gomes é correta e se alinha perfeitamente com o texto convecional, mas bem escrito, de Elizabeth Jhin.

Na estreia, Além do Tempo marcou 20.6 pontos de média de audiência, 23 de pico e 32.8% de share. A novela fez o Ibope da Globo crescer no horário. A trama teve a melhor audiência de primeiro capítulo desde Joia Rara, e superou as antecessoras, Sete Vidas e Boogie Oogie que alcançaram 20 pontos em seu início, e Meu Pedacinho de Chão, que estreou com 19 pontos.

Nas redes sociais, especialmente no Twitter, Além do Tempo também foi bastante comentada e a repercussão foi positiva, com muitos elogios a qualidade técnica e artística da produção global. Resta saber se o público vai se adaptar a drástica mudança que a novela vai sofrer em breve, deixando de ser uma trama de época para ser um drama contemporâneo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade