O Que há de errado com o Sob Medida de Daniela Albuquerque

Publicado em 02/06/2015

O programa Sob Medida apresentado por Daniela Albuquerque está há mais de dois anos no ar e até hoje não mostrou a que veio. Na maioria das vezes que é exibido patina no ibope e chega a marcar menos de um ponto em audiência, o que é extremamente pouco para um programa de uma das principais emissoras no horário nobre. A atração tem menos audiência que os programas evangélicos que a emissora exibe.

Se um programa não dá ibope algo está errado e precisa ser revisto para que a situação se reverta. Apontaremos alguns fatores que contribuem para baixa audiência da atração:

O Sob Medida é um reality show que mistura vários quadros e programas que existem em outras emissoras. Tem quadro que modifica o visual da participante, no SBT tem o programa semelhante, o Esquadrão da Moda. Tem o quadro que reforma um cômodo da casa da participante, no caldeirão do Huck tem o Lar Doce Lar e no Domingo Legal tem o Construindo um sonho,que são bem semelhantes. E no Programa Eliana, tem o quadro Beleza renovada que também é bem semelhante ao Sob Medida.

Um dos principais erros do Sob Medida é sua identidade, a atração não se decidiu se quer ser popular ou sofisticado, o programa fica no meio do caminho, assim impossibilita a atração de ter um identidade própria.

Um dos objetivos do programa é explorar a história de uma mulher que está passando por momentos difíceis e assim acabou se descuidando de sua aparência, porém as participantes escolhidas pela produção não têm histórias tão dramáticas, os problemas das participantes são digamos leves e muitas delas quase nem têm problemas, assim o programa fica sem sentido. Se é para explorar o drama alheio, que seja, explorado de verdade e que explore histórias que emocione o público e não histórias superficiais.

No Programa Eliana, o quadro Beleza Renovada, saber fazer isso de forma brilhante, as histórias das participantes são muito bem exploradas, são mulheres que estão ou viveram grandes dramas em suas vidas, justificando o motivo pelo qual deixaram de cuidar de sua aparência.

A aparência das participantes do Sob Medida não são dignas de estarem no quadro, a produção erra na escolha das participantes, com raras exceções. Deveriam escolher mulheres que precisam muito de uma tranformação no visual, ou seja, mulheres que estão com a aparência totalmente descuidadas. No quadro da Eliana as participantes são completamente transformadas e muitas vezes parece que a pessoa foi trocada, de tão grande que foi a transformação. Já no programa da Rede TV!, as transformações no visual das participantes são completamente superficiais.

No Sob Medida, é reformado apenas um cômodo da casa da participante, seria muito mais interessante se a casa inteira fosse reformada, como outros programas da concorrência faz, evidente que reformar uma casa inteira daria muito mais trabalho e aumentaria o custo, mas tornaria o programa muito mais interessante.

Outro motivo que contribue para baixa audiência da atração é a pouca divulgação que tem na emissora. A Rede TV! poderia colocar chamadas do programa em praticamente todas suas produções, como fazem a concorrência.

O Sob Medida não repercute em audiência nem nas redes socias. mudanças precisam ser feitas urgente, para que o mesmo continue no ar.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade