Sem novidades, Gugu estreia com força e lidera a audiência


Gugu reestreou na Record na noite desta quarta-feira (25) e mostrou que ainda tem muita força. No velho estilo popularesco o apresentador conseguiu atrair o telespectador, dobrar a audiência da emissora no horário e desbancar a concorrência.

O Programa do Gugu não trouxe nada de novo, os mesmos quadros e atrações que fizeram de Gugu líder de audiência aos domingos, no final dos anos 1990 e início dos 2000, quando ele estava no SBT, foram repaginados e conteúdos comuns em outros programas foram apresentados.

Dinâmico e muito á vontade, Gugu domina o palco como poucos apresentadores. No programa de estreia ele contou com a presença do cantor Leonardo que cantou seus sucessos e apresentou seu filho Zé Felipe, como novo nome da música. Quem também mostrou os filhos foi Gugu, algo desnecessário, afinal já era tarde da noite e eles são crianças, sem contar que o conteúdo do programa estava pesado para a idade deles.


Quem também esteve presente foi o filho do Shaolin, que era conhecido por fazer uma imitação perfeita de Leonardo e após um grave acidente de carro em 2011, ficou em estado vegetativo e tem se recuperado lentamente. O jovem humorista mostrou seu talento na comédia e falou sobre a situação atual do pai.

Com a presença dos filhos de Leonardo, Shaolin e os seus, Gugu tentou mostrar que quer fazer um programa família, mas pelo conteúdo apresentado na estreia, já é possível perceber que é uma atração apelativa e sensacionalista, comum ao estilo do apresentador e da Record.

A volta de Gugu foi muito festejada pelo mundo da música, vale lembrar que o apresentador é muito amigo de vários cantores e sabe muito bem comandar um musical, que aliás fazia falta durante a semana no horário nobre.

Pautas curiosas como o homem imã e o peixe com dentes parecidos com humanos também foram exibidas, além de gincanas interativas e prêmios para os telespectadores. Em uma delas o público tinha que passar o número de telefone pelo whatsapp e ao receber a ligação de Gugu não deveriam dizer alô, mas sim cantar “Meu pintinho amarelinho” para ganhar o prêmio. Em outra, valendo uma TV de LED, o telespectador tinha que ir até o estúdio do programa em Barueri e apresentar uma nota de R$ 1, que já está fora de circulação.

Mas o grande momento do Programa do Gugu foi a entrevista com Suzane Von Richthofen, que está presa por ter participado da morte dos pais, junto com o namorado Daniel e o irmão dele, Christian Cravinhos, em 1999. Gugu foi até o presídio entrevistar Suzane e arrancou dela algumas respostas inéditas, como a que ela assume ter sido a mentora do crime, a vida na cadeia e o relacionamento com o irmão.

A entrevista poderia ter sido melhor, não fosse a péssima qualidade do áudio. O microfone de Suzane estava abafado e em alguns momentos era bem difícil entender o que ela dizia. Aliás, o ponto negativo do programa foi o áudio, no estúdio também aconteceram problemas de som durante as apresentações musicais. O telefone também não funcionou direito e comprometeu a brincadeira do whtasapp.

Um belo cenário, iluminado e com muitos telões de LED coloriram o palco, uma plateia numerosa compôs o auditório do Programa do Gugu, que é uma produção semi-independente, gravada na produtora do apresentador, a GGP.

Ao vivo, Gugu logo nos minutos iniciais do programa conseguiu elevar os índices de audiência da Record e superar a barreira dos dois dígitos. Gugu atingiu a liderança com uma hora no ar e venceu a Globo, que exibia um jogo da Copa Libertadores da América. Neste momento o placar mostrava Gugu com 16 pontos contra 14 da Globo. Mas a atração chegou a pico de 18, mais que o dobro do que a Record marca no horário.

Além da Globo, Gugu conseguiu superar e com folga seu principal concorrente no horário, o Ratinho do SBT, que mesmo com a presença de Dona Florinda, do Chaves, não conseguiu passar dos 10 pontos.

Ao todo Gugu marcou incríveis 15,6 pontos. A Globo, no mesmo horário atingiu 17,9, o SBT ficou com 7,5 e a Band registrou apenas 1,1.

No geral o Programa do Gugu foi muito bem, não trouxe nada de novo, é mais do mesmo, mas movimentou e vai seguir movimentando a grade noturna da televisão, obrigando seus concorrentes a inovarem e capricharem no conteúdo para competir com ele.

Um grande investimento foi feito para trazer o Gugu de volta e o resultado na estreia pode ter sido até mais do que o esperado. Além da excelente audiência, nas redes sociais o programa também foi um dos assuntos mais comentados.

O Programa do Gugu irá ao ar as terças, quartas e quintas, após a novela Vitória, por volta das 21h45.