Ana Paula Padrão no Master Chef

Quem pensou que Ana Paula Padrão fosse ter grande destaque na estreia do Master Chef, na Band, na noite dessa terça-feira (2), enganou-se. A renomada jornalista, que estava sumida da TV desde que deixou a bancada do Jornal da Record e agora enveredou para o entretenimento, não passou de uma mera figurante de luxo no reality culinário.

Visivelmente deslocada, aos gritos e nada natural, Ana Paula, o pouco que apareceu, não agradou. O programa passaria muito bem sem ela, a escolha da jornalista para comandar a atração, a julgar pela estreia, foi apenas uma jogada de marketing, um nome de peso, para atrair anunciantes. Seria muito mais lógico se um dos jurados fosse também o apresentador, como acontece no Master Chef de outros países.


A escolha dos chefs jurados também foi equivocada, um reality que tem a missão de ser a versão brasileira de um programa de sucesso internacional, não poderia escolher 2 chefs gringos, o francês Erick Jacquin (Tartar&Co) e a argentina Paola Carosella (Arturito). Ambos marcaram o excesso do forte sotaque de suas línguas no programa. Algo totalmente desnecessário, já que há tantos profissionais da cozinha muito conceituados no Brasil. A exceção foi o chefe brasileiro Henrique Fogaça (Sal Gastronomia), mas nada simpático, há nomes melhores no mercado.

Apesar de serem gringos, Jacquin e Carosella mandaram muito bem, foram implacáveis com os cozinheiros que não foram bem e muito justos e elogiosos com os cozinheiros que acertaram na receita.

Como já era de se esperar, os jurados encarnaram os papeis de vilões, com cara de mal e super rigorosos, na maior parte do programa. Uma herança do temido Gordon Ramsay, jurado e apresentador do reality nos EUA. Até aí tudo bem, já que a ideia é colocar pressão nos candidatos a melhor cozinheiro do Brasil.

O Master Chef como um todo foi bem. O formato consagrado no mundo todo foi seguido a risca e promete dar tão certo quanto em outros países. Cenários caprichados e edição dinâmica valorizaram o programa.

A produção recebeu mais de cinco mil inscrições e apenas 16 participantes seguem na competição. O vencedor, ao final de 17 episódios, vai ganhar R$ 150 mil, um carro e uma bolsa de estudos de três meses na Le Cordon Bleu, renomada escola de gastronomia de Paris. O programa de estreia, além de apresentar ao público como funcionará o reality, exibiu as primeiras peneiras e desafios dos cozinheiros escolhidos.

No quesito audiência o Master Chef alcançou uma média de 4 pontos, com 6 de pico. Ficou em quarto lugar, atrás da Globo (13 pontos), Record (6) e SBT (6). Mas teve momentos de vice-liderança e grande repercussão nas redes sociais, chegou a ficar em primeiro no lugar nos Trending Topics (os assuntos mais comentados) do Twitter.

Como novidade na TV aberta brasileira, o programa deve render bons frutos para a Band, tanto em audiência quanto comercial. Em outubro o SBT lança o Sob Pressão, a versão brasileira de Hell`s Kitchen, outro reality culinário de sucesso mundial. Vamos aguardar e ver qual das atrações vai se sair melhor e cair nas graças do público.

Ana Paula Padrão no Master Chef