Globo passa por sua pior fase


nova-marca-logo-rede-globo-2014-2013

As novelas da emissora estão sendo um fiasco, Meu pedacinho de Chão, embora seja bem produzida, ainda não caiu no gosto popular, o público não se identificou com a linguagem da trama, que mais parece um novelinha infantil, pelo excesso de cores e crianças compondo seu elenco. Já o folheteen das sete, Além do Horizonte, pode ser apontada como o maior fisco da história na emissora, resolveram inovar com uma trama que mais parecia o seriado Lost tupiniquim e não funcionou.

O principal produto da emissora, a trama das nove, pode ser apontada como outro fiasco, já que a história é sem ritmo, com personagens desinteressantes e um enredo que não acontece, sendo assim a trama chegou a marcar 25 pontos de ibope, o que representa uma tragédia para uma novela das nove.


Se você pensa que o show de queda de audiência para por aí está enganado, nos últimos dois domingos, um dos principais produto da emissora, o Fantástico, mais um vez resolveu inovar, com novo cenário, bonecos, reunião de pauta sendo mostrada no ar e tudo isso foi mais uma vez rejeitado pelo público, o dominical na noite do último domingo (04), teve uma de suas piores audiências da história, ficando em alguns momentos em 3º lugar no ibope atrás do Domingo espetacular e do Programa Silvio Santos. Sem falar nos outros programas da emissora que vêm perdendo audiência dia a dia.

O fato é que estão investindo muito em embalagem, ou seja, cenários maravilhosos, altamente tecnológicos com tela virtual e muito mais e esquecendo que o principal produto de um programa de televisão é o conteúdo e não a embalagem, óbvio que o cenário faz parte do programa, mas não é o essencial. Já nas novelas não adianta ousar, basta fazer folheteens tradicionais, porém bem feitos , com histórias que prenda atenção do público. Outro fator que prejudica muito a teledramaturgia global são os autores que estão pouco criativos em suas histórias, sem falar que não surgem mais grandes autores de novelas, os que estão vindo por aí estão cada vez mais fracos, com raras exceções. O mesmo acontece com o elenco da emissora, as novas gerações de atores são fracas, com interpretações superficiais, com raríssimas  exceções.

De fato 2014 será o ano que a Globo quer esquecer. A única salvação da emissora é a Copa do Mundo, que promete alavancar sua audiência, já que a emissora estará concorrendo praticamente sozinha na transmissão dos jogos, até porque a Band não provoca impacto na audiência da Globo.