Silvio Santos e o SBT sempre serão amados


Silvio_Santos_1024_03

Por Adenilson Félix

O SBT é um sonho real que se tornou realidade pelo seu criador Silvio Santos. Como o próprio Silvio disse, “Quando fecharam-me todas as portas eu tive que criar uma”, essa frase o apresentador falou várias vezes ao ser questionado sobre o início e criação do SBT.


Segundo uma pesquisa popular na época perguntava para as pessoas quem deveria ganhar a concessão de uma nova Rede de Televisão e 97% responderam Silvio Santos. E em 19 de agosto de 1981 é inaugurada a TVS que logo em seguida passou a ser reconhecida como SBT – Sistema Brasileiro de Televisão.

Essa emissora que nascia começara a crescer e em poucos meses se tornou vice-líder absoluta de audiência e a número um no coração dos brasileiros. Isso mesmo a número um por ser a mais querida entre as classes populares e também admirada por ter um dono com uma história de vida fantástica, ou seja, mais do que um comunicador e empresário, mas também um ser humano cativante e simplesmente único em nosso país.

Esta semana foi gravado mais uma edição do tradicional “Troféu Imprensa” e claro e muito merecido o grande destaque foi para a presença do jornalista Carlos Nascimento que atualmente está se tratando de um câncer no intestino e veio receber um troféu de um ano anterior. A presença de Nascimento causou enorme comoção do auditório, dos jurados e principalmente do próprio Silvio que ouviu de Nascimento palavras de extrema gratidão.

Carlos Nascimento enfatizou a atitude de Silvio em renovar seu contrato em pleno início de tratamento sem deixar o jornalista desamparado com os custos da doença. Foi mais um momento primorável que o SBT viveu e nós poderemos conferir no próximo domingo.

No passado podemos notar outros casos em que o Silvio apresentador e empresário ficaram de lado e o Silvio humano falou mais alto ao amparar seus amigos e funcionários. O jornalista e ex-jurado do Show de Calouros, Wagner Montes sofreu um acidente e teve que amputar uma de suas pernas, Silvio na ocasião tratou de imediato ligar no hospital em que Wagner se encontrava e pediu para falar com o amigo. Silvio disse a Wagner que não poderia lhe dar uma perna nova, mas que a melhor prótese que houvesse ele teria.

Outra história que podemos salientar a respeito do ser humano Silvio Santos é o salário vitalício que ele logo se prontificou a dar a atriz e comediante Dercy Gonçalves. Silvio sabia que Dercy estava envelhecendo e logo teria que parar a carreira, por isso honrou até o fim. Atitude semelhante que ele também tem ao ajudar o retiro dos artistas.

O Teleton é uma ação muito digna de Silvio Santos que todos esses anos cede a sua emissora em prol da solidariedade de crianças e adultos deficientes. Algo que o empresário Silvio Santos não teria nenhuma obrigação, mas ele faz, pois o lado humano de Silvio fala mais alto.

Impressionante como o Silvio e o SBT são tão queridos em todo o Brasil. Os fãs chamados de SBTistas nunca abandonam a emissora mesmo em fases difíceis que ela já passou. Silvio nunca deixou de honrar com o pagamento em dia dos salários de seus funcionários, algo raro hoje em dia em outras emissoras.

O SBT mesmo muitas vezes não tendo uma direção que conhece de fato o perfil da emissora e estratégias de como manter uma programação qualificada, popular e com o DNA da emissora, não tira do SBT o mérito de ser amado e ter o carinho dos brasileiros.