Estilo | Neymar e Nego do Borel ostentam dentes perfeitos; especialista revela os valores do procedimento

Publicado em 18/01/2017

Quanto vale um sorriso bonito? Ou melhor um sorriso perfeito? O jogador Neymar e o cantor Nego do Borel veem causando nas redes sociais por conta do visual conquistado por meio de um procedimento curioso: as lentes de contato dental, facetas pré-fabricadas que recobrem a superfície frontal dos dentes e melhoram sua aparência.

O Observatório da Televisão conversou com Veronica Tinoco, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que explica como os resultados podem ser alcançados e os cuidados necessários que os pacientes precisam ter para manter não só a perfeição como a saúde bucal em dia.

Será que a Bruna Marquezine curtiu? 

Confira:

– Quanto tempo duram?

Geralmente entre oito e dez anos. Após esse período, pode haver necessidade de substituí-los.

– Existem cuidados especiais?

Não, simplesmente seguir com as práticas normais de higiene oral como escovação e utilização de fio dental.

– Existem alternativas para as lentes de contato?

Sim, alternativas para os folheados incluem preenchimentos e coroas mais invasivas. As lentes oferecem opção intermediária agradável.

É adequada para quem quer mudar a forma dos dentes mais do que apenas um pouco de sua aparência, como é feito nas restaurações e preenchimentos em resina.

– Quanto custa?

Varia de acordo com o estado e a extensão do procedimento (quantos dentes vão ser feitos) geralmente as lentes pré-fabricadas custam entre R$ 1.000,00 e R 1.600, por dente.

– Onde comprar?

Só pode ser feita pelo dentista, após avaliação correta da situação bucal para a colocação das lentes. Todas as dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional treinado para efetuar o procedimento.

Vantagens

– Fornecem aparência natural para os dentes.

– O tecido gengival tolera bem o material.

– Oferecem abordagem conservadora para mudar de cor, a forma e geralmente não necessitam de uma preparação extensiva, proporcionando uma alternativa estética.

– São resistentes a manchas.

– A cor pode ser selecionada de tal modo que faça com que os dentes escuros tenham aparência mais branca

Desvantagens

– O processo às vezes não é reversível;

– Embora muito improvável, as lentes podem cair;

– Os dentes com lentes não estão livres de cáries, o cuidado tem que ser mantido;

– Não é recomendado para pacientes com dentes não saudáveis (com cores ou doença gengival ativa), dentes enfraquecidos de quem tem quantidade inadequada de esmalte na superfície deles;

– A cor das lentes pode não corresponder exatamente a cor dos outros dentes. Se for a intenção fazer clareamento, deverá ser realizado antes da colocação das lentes;

– Indivíduos que apertam e rangem os dentes não devem usar lentes, pois podem ter quebras e rachaduras nas lentes;

Dica importante: 

Segundo a especialista, qualquer pessoa que tenha interesse em ter o sorriso mais estético, harmonioso e bonito, de forma rápida e indolor, pode aplicá-las. Porém, como toda técnica, existem exceções: para o paciente que possui cáries nos dentes a serem trabalhados, doenças periodontais ativas, dentes enfraquecidos por fraturas ou grandes restaurações. Pessoas que roem unhas, têm hábito de ranger os dentes, e sofrem de bruxismo, atenção: esses fatores podem danificar as lentes de contato, sendo, nesses casos, indicado tratamento.

Colunista Leandro Lel Lima

*As informações e opiniões expressas nessa coluna são de total responsabilidade de seu autor.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade