Estilo | #velhapraisso: campanha questiona padrões impostos às mulheres

Publicado em 16/10/2016

Atrizes como Suzana Vieira, Vera Holtz, Angela Vieira, Laura Cardoso, Cássia Kis Magro, Fernanda Montenegro e as jornalistas Glória Maria e Marília Gabriela e tantas outras personalidades da mídia são a prova de que a idade não é tabu para nada.

Juntas elas provam dia após dia que temos é que valorizar cada vez mais o talento e a beleza de cada uma delas e, é claro, as muitas “Suzanas”, Glórias” e “Fernandas” que passam pelas nossas vidas, mas que não recebem o mesmo destaque.

Pioneira em questionar padrões de beleza e comportamento, uma ação da Natura buscar desconstruir preconceitos com a campanha digital #velhapraisso, que estreou no último dia 5/10.

Vania (73 anos), Edineide (53), Claudia (40), Priscilla (37) e Mariana (27). Em comum, todas essas mulheres enfrentaram o preconceito de “serem velhas demais” para suas escolhas. Uma tem o corpo tatuado e é fã de heavy metal; outra foi casada por 31 anos com um homem até se apaixonar por uma mulher; há a que decidiu ser mãe sem um parceiro e a que sente orgulho de ser virgem. Todas trazem depoimentos comoventes, provocadores e encorajadores.

Aos 37 anos, Priscilla decidiu largar a carreira ao descobrir que a dança a fazia verdadeiramente feliz. “Tem um monte de coisas que eu não vou conseguir fazer, como levantar a perna à cabeça; mas e tudo aquilo que eu vou fazer?”, reflete.

A partir dessas histórias reais e inspiradoras, Chronos convida todas as mulheres a compartilharem suas experiências e a participarem do movimento que valoriza a identidade e a liberdade de escolha, independentemente da idade. A marca foi precursora no tema ao lançar, há mais de 20 anos, a campanha “Mulher Bonita de Verdade”, com mulheres reais e de diferentes idades.

“Nós mulheres passamos a vida sendo julgadas, pela idade, pelo jeito de vestir, pelas atitudes. Natura Chronos propõe uma conversa aberta sobre os julgamentos e padrões aos quais somos submetidas e mostra que nunca é tarde para ser você mesma”, diz Maria Paula Fonseca, diretora de cosmética da Natura.

“A primeira decisão foi assumir a palavra ‘velha’, que é sempre suavizada e escondida atrás de eufemismos limitantes, como idosa, melhor idade e outras”, explica James Scavone, diretor de criação e sócio da agência Salve, agência digital do grupo ABC. “Cada história é uma provocação. Quem nunca ouviu ‘você está velha para isso?’”, completa Scavone.

A ação dá seguimento à campanha institucional Viva Sua Beleza Viva, que reforça o posicionamento e a essência da Natura, celebrando as diversas belezas.

Leandro Lel LimaPor Leandro Lel Lima: Paulistano, libriano, formado em jornalismo pela Estácio de Sá. Escreve sobre TV, cinema, teatro e comportamento. Já passou por sites especialiados em TV e foi comentarista de cultura da Rede Família de TV (Grupo Record).
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