Dinâmico, Era Uma Vez Uma História diverte e educa

Publicado em 28/04/2017

A Band finalmente estreou nesta quinta-feira (27) Era Uma Vez Uma História, o programa de dramaturgia prometido para Dan Stulbach quando ele assinou com o canal para comandar o CQC.

Porém, mais de um ano após o cancelamento do jornalístico semanal, o formato, pronto desde meados de 2016, ainda encontrava-se na “gaveta”. A questão é que a Band escolheu um momento realmente adequado para a transmissão.

Como trata sobre a história do Brasil, o novo semanal se torna interessante para este momento por dar mais detalhes a respeito da família real portuguesa, um dos destaques da novela Novo Mundo, da Globo.

Mas, apesar do teor educativo, Era Uma Vez Uma História é dinâmico, tem ilustrações divertidas e até faz graça ao comparar o passado do país com fatos atuais, como citar que o casamento de Leopoldina foi mais caro que o do príncipe William com Kate Midleton.

Os relatos relacionados aos principais acontecimentos da época retratada são comentados através de uma conversa de Dan com a historiadora Lilia Schwarcz, que passam pelas localidades abordadas na série enquanto tudo é recriado com personagens interpretados por atores como Charles Paraventi, figura conhecida do público de Malhação.

Além disso, a surpresa fica por conta dos cantores Lenine e Luiza Possi, que surgem atuando na produção.

Se a ideia é tornar Era Uma Vez Uma História uma opção para uso em escolas – além de atrair o público da TV, lógico – é um acerto: a atração é bem mais interessante que muitos documentários utilizados nos colégios. Vale assistir.

Patrícia Poeta estreia como substituta de Ana Maria Braga no Mais Você

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade