Thiago Rocha trabalha por melhores pontos no IBOPE do Ta Sabendo? e revela sonho: “apresentar um programa de auditório”

Ta Sabendo Thiago Rocha
Ta Sabendo? com Thiago Rocha (Divulgação)

Hoje a #ConversaDoGordinho é com um jornalista do signo de Gêmeos. Um cara que não começou ontem no jornalismo, tem #NomeESobrenome, e sabe o que fala: Thiago Rocha, de 34 anos.

Thiago é gente com a gente, né mores? Se tiver sem tempo, em um plantão ou na cola de algum famoso, não tem frescura e come no #boteco aquele #PãoFrancês com #CarneLOKA (carne de vaca desfiada e molho). #DeuAtéFOME #Quero #SandubaDeCasaDeVó

Por outro lado, quando ligo a TV tenho a impressão que vejo Thiago Rocha 24h por dia na Rede TV. Fiquei curioso e fui perguntar isso para eles, né mores? #SouDesses Me respondeu que leva isso como “desafio” e tal função o ajuda a se adaptar aos formatos televisivos onde é escalado. #GosteiDaResposta #MeninoDeOuroDaRedeTV #ThiagoSeverino #ThiagoMereceUmAumento


Atualmente, o jornalista comanda o Tá Sabendo? na casa que tem a sede em Osasco, na grande São Paulo. Thiago comentou os índices do programa com a reportagem do #QueIssoGordinho Disse que trabalha por mais pontos no IBOPE. “Todo mundo trabalha para ter os melhores índices de audiência”.

Confira mais sobre Thiago Rocha a seguir!

#QueIssoGordinho: Você acaba de voltar de férias. Praia é a sua segunda casa?

Thiago Rocha: Eu amo praia. Acho que em uma vida passada tive um caso sério com o mar. Lá eu relaxo, me sinto reenergizado e contemplo a natureza. O mar é instigante.

#QueIssoGordinho: Durante as férias, a interatividade com quem acompanha seu trabalho foi bem bacana? Esse é o segredo das redes sociais?

Thiago Rocha: O grande barato da rede social é interagir. Se for só postar foto e não falar com ninguém, não tem a menor graça. Aliás, meu Instagram é @ThiagoRochaBR e tento responder todo mundo que chega por lá!

#QueIssoGordinho: Thiago, você já trabalhou em diversas TVs, conhece toda a cadeia produtiva da notícia televisiva: apuração, produção, redação, edição e apresentação. Isso foi uma base para o seu trabalho de repórter/apresentador?

Thiago Rocha: Estar na frente do vídeo foi um “acidente”, nada programado. Eu li uma reportagem de uma WebTV em 2002 num jornal de SP, mandei meu currículo para trabalhar como sonoplasta. Eu já apresentava shows em casas noturnas. Fiz o teste e passei. A Amanda Klein, hoje âncora do RedeTV News, foi minha primeira parceira de trabalho. De lá passei pelo SBT, Rede Record, TV Gazeta, Jovem Pan FM, AOL e esse ano completo 4 anos maravilhosos na RedeTV!

#QueIssoGordinho: O Tá Sabendo? tem a sua cara, sua irreverência e é nítido a alegria sua no ar, mas me fale dos bastidores do programa.

Thiago Rocha: Olha Rodrigo, imagino que deve ser complicado demais ser personagem. Você pode enganar todo mundo, menos o telespectador. Ele sabe se você está feliz, se tem algo estranho acontecendo. Somos todos de carne e osso e temos os mesmos problemas que qualquer pessoas. Nossa única diferença é poder entrar na casa das pessoas e olhando para uma lente falar-mos para milhões de pessoas. Os bastidores são exatamente como você vê no ar, animados. Não é difícil me ver cantando nos corredores da RedeTV!

#QueIssoGordinho: O Tá Sabendo? é um formato seu ou da Rede TV?

Thiago Rocha: O Tá Sabendo? Foi um projeto concebido pelo Denis Salles, diretor do programa, e que me dirigiu no Morning Show e no MuitoShow. Ele teve a ideia de fazer o programa e ofereceu para a direção artística que aprovou o projeto. Eu batizei o programa e, assim que o Elias Abrão assumiu a Superintendência Artística, ele me chamou na sala e perguntou se eu verdadeiramente encarava o projeto. Foi o dia mais feliz da minha vida. Estar numa casa que confia no seu trabalho e te estimula é bom demais.

#QueIssoGordinho: Como avalia os atuais números no IBOPE que você tem apresentado?

Thiago Rocha: Olha, todo mundo trabalha para ter os melhores índices de audiência. Eu não sou diferente. Mas eu pontuo esse nosso momento como um recomeço de uma carreira de 16 anos. Minha carreira não foi construída da noite pro dia. Em TV a mesma coisa. Você já percebeu quais são os programas da concorrência pela manhã? Certeza que estão há uma década no ar. Nós não completamos 10 meses. Somos como um time de futebol. Uma hora ganhamos, outra hora perdemos e vamos jogando. O Corinthians nunca pensou em não ser mais Corinthians porque perdeu uma partida. Ganhar ou perder faz parte de toda disputa.

#QueIssoGordinho: Fale dessa concorrência das manhãs na TV Aberta.

A concorrência existe, tem bons produtos e como falei estão há mais de dez anos no ar. Poucas pessoas sabem, aliás, que a Ana Maria já já completa 20 anos na Globo. Ela assinou em 1999 e faz um grande sucesso na Globo. O Fala Brasil na Record também tem um público fiel. Os desenhos do SBT então atravessam gerações. Nós na RedeTV! queremos ser a opção e dar ao telespectador uma outra sugestão de programa. Concorrência é bom pra todo mundo. Fui feirante, vendia frutas. Perceba que na feira as barracas de fruta tem abacaxi e exibem seus produtos um ao lado do outro. Todos vendem e voltam felizes pra casa. Nós somos assim também.

#QueIssoGordinho: Você tem contrato com a Rede TV até quando? O que mais te agrada nesta casa?

Thiago Rocha: Tenho mais um ano e meio de contrato. Sou muito feliz na RedeTV! e quem me acompanha nas redes sociais sabe disso. Qualquer comunicador sonha com a liberdade de opiniões e na RedeTV! temos a liberdade total quando estamos no ar e fora dele. Liberdade editorial é sonho para qualquer comunicador e na RedeTV! nós temos isso.

Thiago Rocha com Vladimir Alves e Sonia Abrão no A Tarde é Sua
Thiago Rocha com Vladimir Alves e Sonia Abrão no A Tarde é Sua (Reprodução)

#QueIssoGordinho: Tenho a impressão de ver você 24h no ar. Desde manhã até o fim da noite no programa da patroa Luciana Gimenez. Me fale desse seu trânsito livre nas atrações da casa.

Thiago Rocha: Eu sou muito feliz por poder mostrar que meu trabalho não fica apenas pautado em um estilo. No Superpop eu frequento há mais de 10 anos. Luciana sempre foi extremamente gentil comigo. Nossa amizade foi construída através das minhas diversas participações no Superpop e eu nem era contratado da emissora. Eu trabalhava em um site de celebridades e o pessoal do programa da Olga Bongiovanni me fez um convite para participar. O diretor da Luciana me viu no vídeo, gostou e me chamou para a primeira participação de várias que fiz e faço lá. Quando estou no Superpop me sinto em casa. A Sonia Abrão é outra pessoa que tenho uma dívida de gratidão muito grande. Sonia é generosa. Zero de vaidade. Permite que você emita suas opiniões. Sou muito grato pela forma que ela sempre me recebe no A Tarde é Sua. Quando a Urach estava internada em Porto Alegre tive a oportunidade de entrar ao vivo e passar as informações de lá no RedeTV News. Nunca tinha sido repórter de telejornal, mais sério. Pra mim esses desafios são imprescindíveis para que sejamos sempre estimulados.

#QueIssoGordinho: Qual o eu sonho aí na Rede TV? Algo a fazer que tenha vontade? Pode adiantar alguma novidade para 2017?

Thiago Rocha: Olha, eu sonho em apresentar um programa de auditório musical. Na TV de hoje, acho complicado. Cada vez que cantores vão se apresentar a audiência geralmente cai. Não sei o real motivo das pessoas na TV aberta preferirem ver o cantor contando sua intimidade e os seus segredos em entrevista. Mas sonho em um programa assim, de auditório e com ballet, mas sem a menor pressa. Se um dia eu for merecedor, a oportunidade naturalmente vem.

#QueIssoGordinho: Deixe uma frase de incentivo para seus fãs ou um pensamento que te motiva a levar a vida para a frente.

Thiago Rocha: Antes de mais nada Rodrigo quero agradecer a gentileza da entrevista, convidar os seus leitores para nos prestigiar no Tá Sabendo? sempre às 9h da manhã na RedeTV! e falar para que as pessoas nunca ficarem abaladas com críticas ou pessoas que dizem que você não concretizará seus sonhos. A gente é o que a gente quer então temos que ir a luta, arregaçar as mangas, nos profissionalizar e esperar a oportunidade. Quando a oportunidade chegar, temos que estar preparados e não decepcionar aqueles que nos estenderem a mão porque pode ser que aquela oportunidade seja única e não apareça nunca mais! Então, mãos à obra e vamos à luta.

Colunista Rodrigo Teixeira

*As informações e opiniões expressas nessa coluna são de total responsabilidade de seu autor.