Estilo | Assim como as celebridades, aprenda a cuidar bem das suas joias e acessórios

Assim como as celebridades, aprenda a cuidar bem das suas joias e acessórios (Reprodução/Instagram)

Toda celebridade adora mostrar o seu look e assim ditar tendência por conta de um sapato, vestido, bolsa e acessório. Não importa o evento: lançamento de novela, filme, peça de teatro entre outros lá estão elas desfilando com suas joias. Mas já parou pra pensar nos cuidados que essas peças precisam ter para maior durabilidade?

O Observatório da Televisão bateu um papo com o o designer Felipe Argemi e reuniu dicas preciosas pra você cuidar bem das suas peças e fazer bonito nos eventos mais badalados da cidade! Ah, você vai conhecer também curiosidades sobre algumas preciosidades que fazem a cabeça das mulheres.

O ouro 750 (ou 18k) indica que o metal é composto por 75% de ouro e 25% de outros ligas. As outras ligas podem ser: cobre, prata, paládio, dentre outros. Dependendo do metal aplicado, a coloração do ouro 750 (18k) pode ser afetada gerando outros tons e é a partir dessa combinação que é criado o ouro branco ou rosé, por exemplo.


Apenas alguns elementos químicos são considerados como metais nobres metais nobres, pois possuem uma interessante capacidade de resistir à corrosão (oxidação). Também são considerados como nobres, pois são raros em nossa crosta terrestre, se comparado aos demais metais. Metais considerados nobres são: Ouro, Prata, Platina, Ródio, Paládio, Rutênio, Ósmio e Irídio.

Ana Hickman Hoje em Dia – Brinco Simetria, Anéis O de Officinale e Spiral (Reprodução/Instagram)

Dependendo dos metais utilizados para se chegar ao ouro 750, o uso da joia pode apresentar um fenômeno químico chamado oxidação de forma mais ou menos intensa, um fenômeno natural e superficial que, quando ocorre, apresenta manchas e gera alteração na cor original da joia. Esta alteração é apenas superficial não tem qualquer influência na qualidade ou teor do ouro. Em alguns casos, uma simples limpeza eliminas essas manchas; em outros, é necessário realizar novo polimento.

Bruna Linzmeyer posa para campanha (Reprodução/Instagram)

Existem alguns cuidados que podem minimizar ou até mesmo eliminar a ocorrência de oxidação. São eles:

– Evite que sua joia tenha contato com perfume, cremes, sabonete, laque, shampoo e outros produtos químicos;
– Evite o contato prolongado com suor;
– Evite contato com água de piscina ou água do mar;
– Após cada uso, lave delicadamente sua joia em água corrente e seque com um pano macio;
– Limpe sua joia com uma flanela macia e guarde-a separadamente.

Natália Guimarães, miss universo 2007, esbanja elegância com suas joias (Reprodução/Instagram)

Limpar com água corrente morna e detergente:

Molhe a peça, passe um pouco de detergente e esfregue com as mãos até formar espuma. Passe essa espuma sobre toda a joia em movimentos suaves. Faça movimentos uniformes e constantes e depois lave sobre água corrente até tirar toda a espuma. Garanta que nenhum resquício de espuma/detergente fique sobre a joia. Seque primeiramente com um papel toalha de forma delicada, apenas encoste o papel sobre a joia para absorver o excesso de água e depois seque com uma flanela macia, fazendo movimentos circulares e suaves. Atenção, aplicar força não irá trazer um resultado melhor e dependendo da força pode danificar a peça.

Arlindo Grund, apresentador do Esquadrão da Moda, gosta de usar de algumas peças, entre elas, um colar spiral e anéis de falange, todos com uma inspiração minimalista. (Repodução/Instagram)

Limpar com escova de cerdas macias e sabonete de coco:

Você precisará de uma panela, um copo de 200 ml de água e um pedaço de sabão de coco de aproximadamente 1 cm de lado.

Ferva a água. Ao ferver, desligue o fogo, adicione o pedaço de sabão de coco e mexa até dissolver totalmente.

Aguarde a solução esfriar até que a água esteja morna. Coloque a joia na solução e deixe de molho por 15 minutos.

Retire a peça da solução com uma escova de cerdas macias, escove a peça de forma delicada. Esta é uma boa opção para soltar sujeiras mais persistentes que se acumulam em peças com mais detalhes, sem riscá-las. A escova tem que ter as cerdas bem macias.

Após escovar toda a joia, lave a peça em água corrente para tirar toda solução da peça. Se necessário, utilize a escova de cerdas macias e esfregue delicadamente a peça sobre água corrente para remover qualquer resquício do sabão.

Da mesma forma que na sugestão 1, seque primeiramente com um papel toalha de forma delicada, apenas encoste o papel sobre a joia para absorver o excesso de água e depois seque com uma flanela fazendo movimentos circulares suaves sobre a peça. E lembre-se, aplicar força não irá trazer um resultado melhor e dependendo da força você poderá danificar a peça.

Pathy de Jesus mostra toda a sua elegância (Reprodução/Instagram)

Flanela especiais para limpeza de ouro e prata:  

Existe no mercado flanelas especiais, frequentemente chamadas de flanela mágica. São flanelas que possuem um produto químico destinado especialmente para limpar e dar leve polimento a peças de ouro e prata.

Esse é um processo a seco, onde não é necessário nenhum produto adicional. Para a limpeza, é necessário esfregar a flanela sobre a joia em movimentos rápidos e firmes, esfregue toda a peça de forma uniforme. A flanela pode ser reutilizada diversas vezes até que você note a perda de sua eficácia, o que indica que flanela não possui mais o produto químico para limpeza, esse é o momento de descartar a flanela.

Para um melhor resultado, aplique a sugestão de limpeza 1 ou 2 e na sequência limpe a peça com a flanela mágica.

Atenção: 

– Todos esses processos de limpeza podem ser aplicados no ouro, prata ou até mesmo joias folheadas a ouro, porém, neste caso, deve-se ter um cuidado redobrado, pois uma limpeza intensa pode retirar o folheado da peça.
– Atenção, caso sua peça possua pedras, nunca utilize água quente, pois dependendo da pedra, o choque térmico pode trincá-la ou até mesmo rachá-la.
– Peças que possuem banho de ródio também devem ter cuidado redobrado na hora da limpeza, pois por se tratar de uma película de ródio aplicada sobre o ouro, uma limpeza intensa também pode removê-lo (o ródio) e retirar o efeito criado por este metal.
– Para recuperar o brilho e aspecto original de sua joia, desde que essas não apresentem riscos profundos, é necessário realizar um polimento profissional, que pode ser realizado por qualquer joalheria ou um ourives de confiança.

Colunista Leandro Lel Lima

*As informações e opiniões expressas nessa coluna são de total responsabilidade de seu autor.