Micaela Góes comanda o Santa Ajuda no GNT (Reprodução/Facebook)

A vida nas grandes cidades é cada vez mais intensa e começa cedo. Tanto que Globo, SBT, Record, Band News e Globo News estão de olho nesse público que levanta às 4h, 5h da manhã para trabalhar e que necessitam também de informações atualizadas para tocarem os seus compromissos e assim se organizarem melhor.

Canais pagos – GNT, Discovery e Fox Life – e os abertos – Globo, Record, Gazeta e Rede TV! – apostam não só em notícias sobre o tempo e o trânsito mas também em dicas de especialistas que ajudam no dia a dia da casa, do trabalho e dos estudos. Esses canais possuem atrações focadas principalmente no público feminino. Vale destacar o Santa Ajuda, Mais Você, Você Bonita, Melhor Pra Você e Encontro com Fátima Bernardes, que aposta também em uma consultora de finanças.

A falta de organização alinhada aos hábitos cada vez mais estressantes fazem com que a vida se torne mais complicada. Trabalho, muitas obrigações e pouco lazer podem comprometer a saúde. E como deve ser a nossa postura em meio a esse turbilhão de responsabilidades?

Em conversa com a coluna, a consultora Juliana Faria revela como mudanças práticas e pequenas podem contribuir para uma vida mais produtiva e saudável. Juliana é dona de uma startup focada em organização: “Estamos em um momento de expansão deste setor. A Yru Organizer é pioneira nesse mercado”reforça a empresária formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Belas Artes de São Paulo e em Design de Interiores pela Escola Panamericana que possuí também um canal no Youtube.

Confira as principais dicas:

Como os programas de TV podem ajudar na organização dos lares e de suas vidas?

Os programas de TV ajudam num primeiro momento as pessoas entenderem que a bagunça não faz parte só do mundo delas, que outras pessoas também sofrem do mesmo problema. Serve de alerta, mostrando que talvez ela não tenha uma melhor qualidade de vida por conta deste fator, pois qualidade de vida e bagunça não andam juntas. Olhando o próximo conseguimos nos colocar na mesma situação e assim pensar se aquilo que esta sendo feito no programa poderia ser feito na nossa própria casa.

Quais as principais dicas que você daria sobre administrar bem o tempo?

Em primeiro lugar devemos colocar no papel todas as tarefas que temos que fazer e analisar quais seriam possíveis de serem delegadas. Depois colocar níveis de prioridade: as emergenciais e assim por diante. E distribuí-las nos dias da semana ,sempre contando com possíveis imprevistos. Marcar tarefas que possam ser feitas juntas ou num mesmo período de tempo. Por exemplo: o supermercado é próximo ao correio, porque não faze-los juntos ?

Quais os impactos que uma vida organizada pode provocar na vida de uma pessoa?

Uma vida organizada ajuda a diminuir o stress e a ansiedade. Gera economia de tempo e dinheiro uma vez que sabemos onde estão todas as coisas e uma consciência maior do que realmente precisamos para viver.

Qual a importância de ensinar os filhos que organização é fundamental pra vida? E quais os seus benefícios? 

As crianças aprendem mais rápido e sem o vício dos adultos aprenderão de uma forma natural e dentro de pouco tempo a organização já fará parte da sua rotina. A organização vai ajudar as crianças a administrarem melhor as suas tarefas, nos estudos no momento de procurar um brinquedo e  vai formar indivíduos mais conscientes, menos estressados e ansiosos.

A vida nas grandes cidades é uma loucura. Como organizar as prioridades? 

Hoje temos diversas tarefas e compromissos e o deslocamento nas grandes cidades faz com que o nosso tempo tenha que ser muito bem administrado, pois com certeza, quando estivermos no transito dirigindo não poderemos executar nenhuma outra tarefa. Delegar é uma ótima decisão. Talvez a tarefa não saia igual se você tivesse executado , mas pelo menos ela será feita. Depois de delegar, inicie pelas tarefas que precisem ser finalizadas no mesmo dia e com isto monte a sua agenda da semana.

Quais os maiores erros dos desorganizados?

Existem dois tipos de desorganizados: os que sofrem com a bagunça e os que não sofrem com a bagunça. Talvez uma boa parte dos que não sofrem com a bagunça, tem alguém por trás que organiza a sua vida. Principalmente para este grupo, o maior erro é achar que organização não é importante pois não vive os problemas que a bagunça trás. Acreditar que a bagunça favorece a criatividade e que a qualidade de vida não é afetada por ela.Acreditar que a organização é coisa de quem tem ”toque”. Organização não está em nenhum dos extremos…nem o perfeccionismo , nem o caos.

Leandro Lel LimaPor Leandro Lel Lima: Paulistano, libriano, formado em jornalismo pela Estácio de Sá. Escreve sobre TV, cinema, teatro e comportamento. Já passou por sites especialiados em TV e foi comentarista de cultura da Rede Família de TV (Grupo Record).
facebook.com/leandrolellima
twitter.com/Leandro_LelLima

lellimacomunicacao@gmail.com
lellima@observatoriodatelevisao.com.br