Blog do Lel | Empoderamento feminino: uma bancada, duas mulheres

Carla Cecato e Roberta Piza formam a dupla que há mais tempo comandam um telejornal diário na TV
Carla Cecato e Roberta Piza formam a dupla que há mais tempo comandam um telejornal diário na TV

Os principais canais de televisão estão apostando cada vez mais em mulheres no comando de seus respectivos telejornais. Se até pouco tempo elas marcavam presença nos boletins sobre a previsão do tempo, ou dividiam a bancada com outros colegas, homens, temos hoje uma mudança significativa no mercado jornalistico.

Ficou para trás deixar duas jornalistas comandar um telejornal apenas no Dia Internacional da Mulher como ocorreu em 2013 e 2014 com Sandra Annenberg e Patricia Poeta e mais uma vez Sandra agora formando dupla com Renata Vasconcelos.

Sandra e Patricia na edição especial do Jornal Nacional levado ao ar no dia Internacional da Mulher
Agora Sandra e Renata também no dia Internacional da Mulher de 2014

Segundo dados de 2013 da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), a quantidade de jornalistas do sexo feminino representa 64% em comparação aos colegas homens. Em média essas profissionais têm 30 anos, são brancas e solteiras.


Uma bancada, duas mulheres: 

A que mais aposta em uma dupla formada apenas por mulheres é a Record com o Fala Brasil. Carla Cecato e Roberta Piza estão no comando do noticiário desde 2009 de forma fixa. Quando uma sai de férias ou está de folga, outra mulher assume.

Já o SBT passou a ter duas mulheres no comando de seu mais novo noticiário levado ar nas manhãs de segunda a sexta. Joyce Ribeiro e Karyn Bravo ancoram o Primeiro Impacto que está há poucos meses no ar.

1462189802542
Karyn e Joyce comandam o Primeiro Impacto

Em regime de escala, Band e Globo formam vez ou outra duplas femininas para comandarem o Jornal da Band e o Jornal Nacional, respectivamente. No último sábado (24/09), foi a vez de Caroline Nogueira e Paula Vasques apresentarem o JB.

Jornal da Band
Paula Vasques e Caroline Nogueira no comando do Jornal da Band

O último JN apresentado por mulheres foi ao ar no dia 09/07 com Carla Vilhena e Sandra Annenberg.

Sandra sempre completa a parceria com outra colega do jornalismo
Ana Paula Araújo e Giuliana Morrone no JN de 07/11/2015

Já a Globo News passou a apresentar o Edição das 10h apenas com mulheres desde o começo do mês.

Aline Midlej forma dupla com Raquel Novaes na Globo News

A Rede TV! apostou em algo inédito: duas mulheres no comando dos debates que vem sendo realizados nas principais capitais do país. Mariana Godoy e Amanda Klein estão à frente dos programas.

Amanda Klein e Mariana Godoy
Amanda Klein e Mariana Godoy da Rede TV!

Na sua TV…

. Desde o dia 21/09, a TV Cultura passou a ser considerada uma emissora de rede. A emissora pública conhecida por sua programação dedicada à educação, cultura, saúde e prestação de serviço conseguiu autorização junto à Anatel para entrar na lista encabeçada por Globo, SBT, Record, Rede TV! e Band.

.  Novo reality da Band, Pesadelo na Cozinha com Erick Jacquin, está com inscrições abertas no site da emissora.

. Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli, Anselmo Vasconcelos e Bete Mendes estrelam a produção “Eles não usam Black-Tie”, clássico do cinema de Leon Hirszman, vencedora do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981 em exibição segunda 26/09, à 0h15 no Canal Brasil.

. Entre 29/09 e 05/10 acontece no RJ e em SP o festival Aro.Futuro Cinema nas salas do Espaço Itaú.

. O cantor Daniel confirmou presença em mais uma edição do Teleton. Nos 04 e 05/11 ele estará no palco do programa ao lado da apresentadora Eliana.

. Chega ao fim na próxima terça 27/09 mais uma temporada, talvez a última, do Batalha de Confeiteiros na Record.

. Na terça a Globo realiza em São Paulo uma festa de lançamento da novela A Lei do Amor com estreia para o dia 03/10.

Leandro Lel LimaPor Leandro Lel Lima: Paulistano, libriano, formado em jornalismo pela Estácio de Sá. Escreve sobre TV, cinema, teatro e comportamento. Já passou por sites especialiados em TV e foi comentarista de cultura da Rede Família de TV (Grupo Record).
facebook.com/leandrolellima
twitter.com/Leandro_LelLima

lellimacomunicacao@gmail.com
lellima@observatoriodatelevisao.com.br