Estilo | Dermatologista dá dicas de como manter a pele hidratada igual às estrelas do jornalismo

Publicado em 10/09/2016

Gloria Maria, Joyce Ribeiro, Maria Julia Coutinho, Salcy Lima, Dulcineia Novaes, Valéria Almeida, Luciana Camargo e Aline Midlej são os destaques dos noticiários.  O que elas têm em comum? São jornalistas negras que representam com muita garra, profissionalismo, talento e elegância milhares de donas de casa que antes não tinham espaço e atenção nos principais meios de comunicação devido ao preconceito e à imposição de restritos padrões de beleza. O “jogo” vem mudando. O mundo hoje passa a olhar essas mulheres com mais atenção e respeito.

Pensando na representatividade e na importância de abordar os cuidados que certamente essas personalidades  possuem com a sua pele, o Observatório da Televisão conversou com uma dermatologista, a Dra. Eloisa Ayres, da EZskin Dermatologia, para conhecer as principais dicas de como manter a saúde em dia sem descuidar da beleza.

Dra. Eloisa Ayres
Especialista dá dicas para cuidar da pele negra

Confira:

– Diferença da pele negra para a pele branca: As diferentes cores da pele são determinadas pela quantidade e tipo de pigmento que a pele apresenta. Assim, na pele negra, as células que produzem pigmento fabricam uma quantidade maior de melanina. Essa produção em maior escala ocorre pela determinação genética.

Gloria Maria
Glória Maria é o grande destaque do jornalismo quando se fala em repórter negra Ela está na TV Globo desde os anos 70

– Cuidados indispensáveis e específicos para a pele negra: A pele negra, por possuir maior quantidade de melanina, é uma pele mais protegida à radiação ultravioleta. Por isso, tem menor suscetibilidade para formação de rugas e lesões provocadas pelo sol. Por outro lado, a facilidade de produzir pigmento faz com que essa pele tenha mais manchas, que podem ser provocadas por uma simples irritação. A higiene da pele deve ser sempre feita respeitando as características de oleosidade. Entretanto, os tratamentos devem ser avaliados pelo dermatologista, conforme as particularidades de cada paciente.

maju-coutinho-620x348
Maria Julia Coutinho já foi apresentadora e repórter da TV Cultura migrou para a TV Globo e ganhou destaque no Jornal Nacional

– Maneira de tratar a acne e as estrias na pele negra: A pele negra, mesmo quando oleosa, possui uma secreção mais fluida e por isso apresenta uma quantidade menor de cravos e espinhas. Mas é importante mantê-la sempre limpa. Em relação às estrias, elas ficam mais evidentes quando a pele é mais escura, mas não é certo dizer que elas são mais comuns em pessoas de pele negra. Elas decorrem da ruptura das fibras de colágeno e elastina (substâncias que dão firmeza) e uma das opções para tratá-las é o laser fracionado ou o microagulhamento, que não tende a manchar a pele escura.

Aline Midlej
Aline Midlej passou pela Record TV Brasil Band onde apresentou o Café com Jornal e agora está de mudança para a Globo News

– Proteção à pele negra e tipo de protetor solar: Apesar de possuir proteção natural pela pigmentação, a pele negra também precisa de filtros solares diariamente. Recomendam-se filtros com fatores maiores que 20.

Salcy Lima
Salcy Lima apresenta a previsão do tempo dos telejornais da Record assim como o Fala Brasil em regime de plantão

– Dicas de hidratação e esfoliação: A utilização de hidratantes é mais recomendada no corpo, pois a pele negra costuma ser mais seca que a pele branca. Já os peelings e esfoliações devem ser realizados principalmente nas peles com manchas, sempre com cuidado para não irritar a pele e promover manchas ainda mais escuras.

Joyce Ribeiro
Com passagens pela LBV e Record Joyce Ribeiro também já lançou livro e apresenta o Primeiro Impacto nas manhãs do SBT

– Como tratar as manchas brancas (conhecidas como pano branco) que costumam aparecer: Os panos brancos ocorrem igualmente nas peles negras e brancas. Entretanto, na pele negra, pelo contraste de cor, elas se tornam mais evidentes. Elas costumam aparecer principalmente após o verão e devem ser tratadas com medicamentos antimicóticos específicos e prescritos pelo dermatologista.

Zileide Silva
Especializada em coberturas políticas Zileide Silva também apresenta o Jornal Hoje aos sábados

– Cuidados específicos para o verão e para o inverno: No verão, a pele negra deve ser bem higienizada, pelo menos duas vezes ao dia e também deve ser protegida com filtros solares FPS 20 ou maior. A hidratação deve ser feita de preferência com géis, pois eles não deixam a pele muito engordurada. Já no inverno, é indicado dobrar a hidratação e, se necessário, aproveitar para fazer tratamentos com ácidos e clareadores para as manchas.

Dulcinéia Novaes e Valéria Almeida
Dulcinéia Novaes é repórter especial do Globo Repórter e Valéria Almeida ex Profissão Repórter está agora no Bem Estar
Luciana Camargo coleciona passagens pelo Canal 21 Band News Gazeta Globo e atualmente está na Rede TV

Sugestões da Natura Una:

– Base Líquida Matific. O preço é R$ 62,00.
Com efeito matte, é ideal para a pele normal à oleosa, realidade da maioria das brasileiras.

– Base Líquida Radiance. O preço é R$ 62,00
Já para quem tem pele normal à seca ou procura por um acabamento luminoso, essa é a escolha certa.Também em 18 tons.

 

Leandro Lel LimaPor Leandro Lel Lima: Paulistano, libriano, formado em jornalismo pela Estácio de Sá. Escreve sobre TV, cinema, teatro e comportamento. Já passou por sites especialiados em TV e foi comentarista de cultura da Rede Família de TV (Grupo Record).
facebook.com/leandrolellima
twitter.com/Leandro_LelLima

lellimacomunicacao@gmail.com
lellima@observatoriodatelevisao.com.br

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade