Vício em seriados de TV pode causar depressão e solidão

Publicado em 02/08/2016

Sentar em frente à TV e passar horas assistindo, de uma só vez, aquela série que todo mundo não para de comentar nas redes sociais – o seriado do momento é Stranger Things, do Netflix. Quem nunca fez isso? A prática aparentemente comum pode indicar sinais de depressão e solidão, de acordo com pesquisa feita por cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. O estudo, realizado com 316 jovens de 18 a 29 anos, mostrou que o hábito se transforma em um vício, já que o indivíduo permanece assistindo episódios em sequência, mesmo tendo de desenvolver outras atividades.

Serviços de streaming, transmissão de som e imagem sem efetuar download, têm impulsionado as maratonas de séries, pois, muitas vezes, são disponibilizados todos os episódios de determinada temporada. Isso não ocorre com as programações normais da TV, que exibem as séries aos poucos.

Fazer maratona de episódios é um hábito corriqueiro para a estudante Gabriella Ramos, de 19 anos. “Quando não tenho nada para fazer ou quando vejo que saiu nova temporada de alguma série que eu gosto, eu sento e assisto durante horas. Já fiz, inclusive, maratona de uma série que já assisti e que gostaria de rever”, lembra. Ao ser questionada sobre a indicação de sinais de depressão, de acordo com a pesquisa, a estudante relatou que a prática das maratonas de séries é comum entre os amigos. “A grande maioria dos meus amigos faz o mesmo, pois é uma coisa mesmo da nossa idade. Não acho que tenha algum problema”, comenta.

De acordo com Lívia Vieira, psicóloga do Hapvida Saúde, as maratonas desse tipo se tornam preocupantes a partir do momento em que o indivíduo demonstra alteração no comportamento, recusa a socialização com os familiares e amigos e resume sua vida e seus assuntos ao mundo das séries, acreditando que nada mais expressa valor. “Quando a fissura por assistir às séries começa a alterar o sono, provocar insônia e alterar o humor, por exemplo, passa a ser necessária as investigações”, alerta a especialista.

Lívia ressalta que além de indicar sinais de depressão e solidão, as maratonas podem também estimular a obesidade, já que alguns indivíduos têm a prática de assistir televisão comendo, e também o sedentarismo, pois as pessoas passam muito tempo sentadas ou deitadas em frente à TV.

A psicóloga relata que quando notar os sintomas é preciso procurar ajuda especializada. “O primeiro passo é o diálogo, conversar com o indivíduo sobre suas alterações, tentar ocupá-lo, distraí-lo, fazê-lo recordar os outros prazeres da vida. Se não obter resultado favorável, é necessário encaminhar o indivíduo para profissional competente como psicólogo e psiquiatra”, explica Lívia.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade