James Akel | Não culpemos a TV Globo pelo que ela não fez

Publicado em 23/06/2015

As mutretas de acertos de grana entre a empresa de Hávila que tinha direitos de venda de campeonatos e a CBF nada tem que possa culpar a TV Globo.

A TV Globo pagou o que foi pedido a quem de direito tinha a receber pelos direitos de imagem dos campeonatos. Se a empresa de J Hávila deu grana pra alguém da CBF, é um problema entre a CBF e a empresa do Hávila.

Se em algum momento a TV Globo fez algo recriminável, que se mostre o fato. A conta é invertida. Por que a CBF precisava de intermediário pra vender dirietos de campeonato.

A resposta seria que a empresa de J Hávila foi terceirizadora de um departamento que nem existe na CBF. Então dá-se a ideia que toda empresa terceirizada seria repassadora de grana não contabilizada. Aí está o erro.

O dinheiro da empresa terceirizada saia da empresa de Hávila e ia pra alguém de maneira não contabilizada. Não precisava isto. Bastaria que quem recebeu, quem quer que fosse, passasse recibo de uma empresa. E tudo estaria legalizado.

Os erros cometidos por quem os cometeu foram por desprezo às leis fiscais. Nada impedia alguém de pagar e outro de receber. Em nenhum momento se movimentou dinheiro público.

Em nenhum momento se movimentou dinheiro originário de crime. Então o dinheiro tinha origem. Mas não foi recebido de maneira correta e pagando os impostos devidos. Legalmente foi isto que aconteceu e por isto que devem pagar.

Para que seja comprovada a denúncia de corrupção de oura pessoa, é necessário que uma parte prejudicada acione a Justiça.

Vamos supor que a TV Record acione a Justiça por se achar prejudicada por não ter conquistado determinado contrato. Mesmo assim não é fácil provar porque pra isto deveria demonstrar que estava disposta a pagar igual a TV Globo mas a TV Globo foi escolhida por motivos de corrupção.

Isto não pode ser provado pois a TV Record não ganhou nem empatou disputa de direitos com a TV Globo. A questão de ética não pode ser colocada no assunto pois um processo tem que se ater aos fatos e não ao comportamento que em nenhum momento fez algo contra a lei a não ser receber dinheiro sem pagar imposto sobre nota.

Por James Akel
www.facebook.com/jamesakel

*As opiniões expressas nesta coluna são de total responsabilidade de seu idealizador.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade