James Akel | A misteriosa venda da TV Manchete aos atuais donos da RedeTV!

Publicado em 23/06/2015

Esta coluna pesquisou na mídia de 1999 e encontrou um fato bastante curioso. Em 1999 o dono da TV Manchete Jacquito assinou a venda da TV Manchete para Amilcare Dallevo.

A compra e venda foram realizadas depois de exaustivas reuniões no Hotel Glória do Rio. Dois jornais da época retratam com presteza a negociação direta entre as partes.

Ou seja, Amilcare teria sim comprado a TV Manchete e não ganho uma concessão sem ônus. Os dois jornais da época, Folha e Diário do Grande ABC, são precisos nos dados.

O comprador Amilcare, pelo que está escrito nos jornais, estava comprando a TV Manchete com a condição de colocar as contas em ordem, tanto de fornecedores quando de funcionários, além de se comprometer a investir 100 milhões de reais na nova emissora.

E foi este contrato entre as partes que foi autorizado pelo Ministério das Comunicações. Curioso nisto tudo foi que Amilcare não quis usar o nome de TV Manchete, sabe lá o motivo.

Mas tinha todo direito pelo contrato assinado entre as partes. E foi colocado o nome de RedeTV. E a Justiça posteriormente decretou que a RedeTV não é sucessora da TV Manchete.

O escritório de advocacia que atendeu e muito bem a RedeTV, escritório que fica em Brasília, de grande nome do direito, conseguiu desqualificar o contrato inicial que geraria a obrigação da RedeTV pagar dívidas antigas da Manchete.

A Justiça aceitou a tese defendida e hoje nenhuma ação proveniente da TV Manchete atinge mais a RedeTV.

Os detalhes desta negociação toda, em reportagens muito bem feitas na época e jamais contestadas pelos proprietários da RedeTV, podem ser acessadas pelo leitor através da web, tanto da Folha quanto do Diário do Grande ABC.

Por James Akel
www.facebook.com/jamesakel

*As opiniões expressas nesta coluna são de total responsabilidade de seu idealizador.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade