Saiba como funcionam os efeitos sonoros dos programas do SBT


Ivan Bortolli SBT

Os efeitos sonoros dos programas de televisão são um show a parte e são indispensáveis para cada produção, enriquecendo ainda mais os programas de auditório.

De acordo com Ivan Bortolli , sonoplasta que trabalha há 20 anos exercendo a função no SBT, a emissora conta com cerca de 3.000 efeitos sonoros que são utilizados nas produções da casa.


O sonoplasta explicou ao Observatório da Televisão como tudo funciona, a produção de cada programa passa os efeitos que serão utilizados no determinado programa, em alguns casos o apresentador sugere o efeito que ele quer para cada situação da atração, assim ele separa esse efeitos, porém imprevistos podem surgir e dependendo do que ocorrer no programa novos efeitos que não estavam programados podem ser acrescentados na atração.

Ivan afirmou ainda que tem total liberdade na emissora para escolher e colocar o efeito que desejar.
 Em programas ao vivo, o sonoplasta explica, que tem que ser muito ágil para colocar o efeito sonoro, pois ele pode perder a função se não for colocado na hora certa, já em programas gravados caso haja algum erro o efeito pode ser colocado no momento da edição.

Confira o vídeo do Programa do Ratinho com efeitos sonoros:

Nesse vídeo do SBT na Web, Nadja Haddad mostra em detalhes como é o trabalho do sonoplastia: