Pega Pega: A família Borges e a companhia Serrote de teatro de bonecos

Publicado em 12/05/2017

Na vila da Tijuca mora a família Borges composta pelo patriarca Borges (Danton Mello), a mulher Tereza (Dani Barros) e os filhos Márcio (Jaffar Bambirra) e Drica (Leandra Caetano). Eles são os donos da companhia Serrote e ganham a vida confeccionando e manipulando os bonecos, difundindo essa arte ancestral oriunda do Oriente.

Borges é um idealista e não aceita qualquer tipo de trabalho. É fiel ao ofício de bonequeiro, que tanto ama e acredita, mesmo que a companhia, tão premiada, não esteja conseguindo arrecadar o suficiente para manter a família. Talentoso, ele desenha, molda e talha os bonecos. Com a falta de oportunidades, quem administra as despesas é Tereza. A mulher respeita as convicções do marido, mas o filho mais velho, Márcio, confronta o pai, alegando que eles precisam se reinventar, fazendo outros tipos de trabalho, o que gera muitas discussões. As rusgas entre pai e filho vão além das ideologias. Borges desaprova o namoro de Márcio com Bebeth, a quem chama de ‘problemeth’, enquanto Tereza e Drica torcem pelo jovem casal.

“Borges é artista bonequeiro na essência e não admite transformar a sua arte em algo menor, mesmo diante das dificuldades financeiras. Quem não aceita este posicionamento radical é o filho Márcio e os dois têm atritos”, conta Danton Mello, que além das aulas de manipulação de bonecos, passou por oficinas de marcenaria: “Foram vivências muito ricas para a composição do personagem. Eu até levei para casa o Imperador, um dos bonecos da novela, para me familiarizar mais.”

Flor e Bebeth: a amizade entre uma canguru de brinquedo e a adolescente

Um dos bonecos da companhia Serrote é uma canguru, que se torna a melhor amiga de Bebeth (Valentina Herszage). A adolescente a encontra em uma de suas fugas do pai, Eric (Mateus Solano). Aos olhos de Bebeth, a canguru não é um brinquedo, mas um bichinho com expressões reais e que interage com ela. De imediato, a garota se apega à boneca e a ‘batiza’ de Flor. Mais do que uma amiga, Flor passa a ter uma relação de alter ego com a menina.

Para garantir a verossimilhança necessária, a equipe de efeitos visuais começou a trabalhar com a Flor em setembro de 2016. Foram feitos protótipos da canguru a fim de que Flor interagisse com Bebeth. Cerca de 80 expressões da atriz Valentina Herszage também foram recriadas, uma vez que Bebeth se vê no brinquedo. O molde físico foi captado em 4K, utilizando a técnica de fotogrametria. Esse modelo foi digitalizado e, a partir daí, seguiu-se à construção do esqueleto computadorizado, chamado de rigg, à colocação de textura para dar impressão de pelo, e à animação. O trabalho envolveu sete profissionais: quatro designers e três animadores.

Com estreia prevista para junho, Pega Pega tem autoria de Claudia Souto e direção artística de Luiz Henrique Rios.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade