Deus Salve o Rei: Procurando por bruxas em Montemor, Inquisidor enfrenta Afonso e Amália

Publicado em 17/05/2018

O Inquisidor (Stênio Garcia) chegou a Montemor disposto a encontrar a bruxa que levou a peste para o reino, em Deus Salve o Rei, na Globo. Porém, ele enfrentará a resistência de Afonso (Romulo Estrela) e Amália (Marina Ruy Barbosa), que não gostam nada da presença dele. O religioso, por usa vez, não vai se intimidar e baterá o pé para permanecer em Montemor. Confira.

“É uma honra conhecê-lo, majestade!”, dirá. Para Amália, ele afirmará: “Nós já nos conhecemos… Só não sabia que você era a plebeia que fez o príncipe de Montemor abdicar do trono”. “Me chamo Amália, eminência”. “A futura rainha de Montemor”, complementará Afonso.

Veja também: Caçador de bruxas decide prender Amália, em Deus Salve o Rei

“A senhora ontem defendeu com muita veemência aquela mulher que estava sendo acusada de bruxaria… presumo que seja uma amiga sua”, falará o Inquisidor. “Eu não conhecia aquela mulher. O que não me impediu de defendê-la contra falsas acusações ou injustiças”. “Não há injustiças quando lidamos com bruxas”, rebaterá. “As normas do Conselho da Cália são claras a respeito da presença do Inquisidor em um reino. Ele só poderá abrir uma investigação a convite de um rei e uma rainha. E eu não lembro de ter feito qualquer convite à vossa eminência”.

“Dom Bartolomeu é conhecido em toda a Cália por fazer um excelente trabalho e por respeitar leis e regras de cada reino. Certamente sua vinda sem aviso prévio possui uma explicação”, apaziguará Gregório. “Existe uma exceção em que a presença do Inquisidor se faz necessária, mesmo sem um convite oficial de um rei”, dirá o religioso.

“Que exceção seria essa?”, perguntará Afonso. “A incapacidade de um monarca perceber que ameaças malignas pairam sobre seu reino”. “Não há ameaça alguma pairando sobre o reino, eminência”, dirá Romero. “E eu tenho total controle do que acontece em Montemor”. “Só Deus tem esse controle… E ninguém está acima d’Ele – nem mesmo vossa majestade”, falará o Inquisidor.

“Deus prega a tolerância e a justiça. Esperamos que o senhor, como religioso, faça o mesmo”, falará Amália. “E que fique ciente desde já: neste reino é proibido que qualquer pessoa seja queimada viva, independente de qualquer alegação”, avisará Afonso. “Não há bruxas em Montemor”.

“Então como vocês explicam a peste?”, perguntará o Inquisidor. “Não sabemos como a peste chegou ao nosso reino, mas temos certeza que não foi trazida por uma bruxa”, responderá o rei. “Eu não teria tanta certeza, majestade. De qualquer forma, se não há bruxas em Montemor, então não há razão alguma para temer minha presença. Estou certo?”, concluirá.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade