O Outro Lado do Paraíso: Josafá discute com Gael e nega garimpo: “Aqui ninguém vai fazer”

Lima Duarte
Josafá (Lima Duarte) em O Outro Lado do Paraíso (Divulgação/ TV Globo)

Nos próximos capítulos de O Outro Lado do Paraíso, Gael (Sérgio Guizé) vai tentar convencer de novo Josafá (Lima Duarte) a permitir o garimpo de esmeraldas em sua terra, mas irá falhar miseravelmente.

Nas cenas previstas para irem ao ar na próxima quarta-feira (8), Gael vai com Clara (Bianca Bin) para o Jalapão, já que Gael insistiu para tentar convencer o avô a assinar o documento que permite a exploração das terras.

Veja mais: O Outro Lado do Paraíso: Elizabeth entra em choque ao comprar roupas para encarnar Duda


Ao chegar por lá, Josafá estranha a chegada de Gael: “Clara! Veio com teu marido, que nunca aparece”. Gael tenta ficar por cima: “Como vai, seu Josafá? Eu queria até vir mais. Mas é muito trabalho. Não sobra tempo pra visitar os verdadeiros amigos, como o senhor”.

Clara diz que tem saudades, e Gael acaba tento sua cena de ciúmes na frente do avô da menina: “Vem aqui toda hora e ainda tem saudades?Ou diz que vem ver seu avô e vai pra outro lugar?”. Clara diz que não aceita tal insinuação, e Josafá se irrita.

“Não aceito que você pense mal da minha neta”, diz o avô da mocinha. Gael pede paz e convida Josafá para conversar. Ele olha desconfiado, mas aceita bater o papo com o genro.

Clara faz bolinhos de chuva para os dois, e Josafá acaba falando de dona Mercedes com grande felicidade. Gael tenta ser mais íntimo e diz que tem alguma coisa entre os dois, mas Josafá logo o corta. Clara tenta apaziguar a situação.

“Vô, também não fala assim com o Gael’, pede ela. “Desculpa se fui rude. É o meu jeito. Mas olha aqui rapaz, eu sei que você não é muito de visita. Se veio falar com a Clara, é porque tem motivo comigo, desembucha”, manda na lata Josafá.

Gael se surpreende e vai direto ao assunto: diz que estudou o assunto e que a família quer explorar para dar uma vida melhor a todos. Além disso, Gael confessa: o dinheiro de sua mãe está acabando.

“Eu vou abrir o jogo. Sem falsidade, sem mentira. O caso é que minha família tem dinheiro… Ainda. Mas esse dinheiro, se a gente continuar gastando, vai pro beleléu”, diz Gael. “Dinheiro que só vai e não vem acaba”, diz Josafá.

“Pois é. Eu já expliquei para Clara. Se a gente botar essa grana na exploração das esmeraldas, todo mundo fica bem. O senhor vai ter uma vida confortável. Descansar”, diz Gael. É aí que o impasse começa.

Josafá diz já ter uma vida confortável. Gale retruca, diz que ele pode “ter lucros e fazer o que der na telha”. “Mas eu já faço o que me dá na telha. Rapaz, eu sou livre porque não tenho dinheiro. Sou mais livre que você, que tem. Tô bem aqui, na minha vidinha”, comenta.

Gael apela: “O senhor não tá entendendo. É pra salvar a gente”. “Entendo muito bem. Vocês botaram na cabeça que vão pegar essas esmeraldas. Só pensam nisso. Mas eu lhe faço uma pergunta: sempre foram ricos, sempre souberam ganhar dinheiro. Por que a gente, eu e minha neta, que sempre fomos pobres, é que temos que salvar vocês?”, indaga Josafá.

Gael fica surpreso com a pergunta. Clara disse que falou a mesma coisa pra Gael, mas o seu marido olha feio e ela se cala. Gael pergunta se eles não tem medo de que sua família não perca tudo. “Essa casa tá sempre de porta aberta pra vocês”, diz Josafá.

Gael fica chocado, e Clara não gosta da reação. Josafá responde de forma mais ríspida ainda: “Eu sei o que você vai dizer. Estão acostumados com luxo. Pois paguem por esse luxo. Aqui ninguém vai fazer garimpo”. Gael tenta responder, mas Josafá encerra o assunto.

O Outro Lado do Paraíso vai ao ar depois do Jornal Nacional, na Globo.