UOL - O melhor conteúdo

Com Xaveco, Domingo Legal renasce das cinzas e explode em audiência

Publicado em 02/06/2019

Apresentado por Celso Portiolli, o Domingo Legal exibido neste domingo (02) trouxe grandes alegrias para a emissora de Silvio Santos. O programa atingiu audiência louvável após um longo período em crise, quando chegou até a perder espaço na grade do SBT. De acordo com dados prévios, o Domingo Legal marou 9,0 de média e 12,0 de pico na Grande São Paulo.

No mesmo horário a Globo registrou 13,9 pontos de média, a RecordTV ficou com 6,0 e a Band com apenas 1,4. O quadro Xaveco vem fazendo bonito no programa e foi um dos responsáveis pela alta audiência. Na edição em questão, pela primeira vez o quadro fez um casal de namorados.

***Crítica de André Santanna

Dez anos depois, Celso Portiolli finalmente dá sua cara ao Domingo Legal

Quando o Domingo Legal foi reduzido pela metade para encaixar a faixa Mundo Disney nos domingos do SBT, a mudança pareceu uma boa novidade. Isso porque o programa de Celso Portiolli tinha dificuldades em preencher suas longas quatro horas de duração com atrações minimamente interessantes. Naquele momento, Portiolli ainda patinava para tentar dar sua cara à atração, ainda muito ligada a Gugu Liberato, seu primeiro comandante. E apostava em quadros bobos, como “Afunda ou Boia” e similares.

Mas, na tarde de ontem (10), o programa finalmente recuperou suas duas horas perdidas para Mickey e seus amigos. Com suas quatro horas de duração, Domingo Legal apostou numa versão estendida do Passa ou Repassa, além de lançar a nova temporada do game Comprar É Bom, Levar É Melhor. Além disso, relançou o clássico Xaveco, programa de namoro que Celso comandou no final da década de 1990.

Celso Portiolli no comando do Xaveco no SBT
Celso Portiolli no comando do Xaveco no SBT Reprodução

É verdade que a versão ampliada do Passa ou Repassa teve seus momentos de embromação. Celso recebeu seus convidados e passou a primeira hora da atração quase exclusivamente num game no qual tinham que adivinhar que celebridade nasceu primeiro. Mesmo assim, a impressão foi muito melhor do que nos tempos em que o programa perdia horas com vídeos de internet, piscina de amido ou outras bobagens. Mais do que isso: Domingo Legal, finalmente, parece o programa de Celso Portiolli.

Os games do Domingo Legal

Driblando a falta de tempo e a concorrência com as histórias chorosas do Domingo Show, o Domingo Legal passou um bom tempo tentando encontrar uma identidade. Chegou até a emular a concorrência, também apostando em histórias dramáticas, com um Celso Portiolli visivelmente desconfortável em cena.

Curiosamente, uma fórmula certeira para a atração estava ali, diante de todos. Quando o programa resolveu ressuscitar o clássico Passa ou Repassacomo quadro, lá em 2013, daria o primeiro passo neste sentido. Ao colocar Celso Portiolli no comando do programa que o consagrou, o programa ficou minimamente interessante. A solução era evidente: se Celso Portiolli construiu uma carreira comandando game shows, era essa a direção que o programa precisava seguir.

Domingo Legal retorna com o quadro Xaveco
Domingo Legal retorna com o quadro Xaveco Foto Lourival RibeiroSBT

No ano passado, depois de um hiato, o Passa ou Repassa retornou e teve excelente desempenho de audiência. E o novo Comprar É Bom, Levar É Melhor também se mostrou um quadro bem interessante e divertido. Assim, retomar outro game da carreira de Celso se tornou algo natural. Neste contexto, a volta do Xaveco foi inevitável.

Xaveco

Agora como quadro do Domingo LegalXaveco voltou ao ar sem grandes diferenças com relação à primeira versão. Estão ali os jovens dançantes, e os solteiros e solteiras em busca de aventuras amorosas. A mecânica se manteve: por meio de uma série de perguntas de afinidades, os participantes vão sendo eliminados. Vence quem sobreviver à maratona de provas.

Xaveco se modernizou por meio do teor das perguntas, que abordavam aplicativos e redes sociais. No mais, foi o mesmo de sempre. E que se revelou um entretenimento descompromissado e divertido. Mais uma vez, se viu um Celso Portiolli bastante à vontade em cena.

É questionável o SBT sempre recorrer ao seu “baú de velharias”. No entanto, neste caso, sem dúvidas o retorno se justificou. Afinal, Xaveco teve sua última exibição pelo SBT em 2004. Há toda uma nova geração que não conhecia a atração. Além disso, injetou mais conteúdo ao Domingo Legal. Agora, finalmente o programa está redondo e mais bem realizado. Demorou dez anos, mas Celso Portiolli finalmente deu sua cara ao programa.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Sair da versão mobile