Por Amor estreia no Vale a Pena Ver de Novo com uma das maiores audiências do horário

Publicado em 29/04/2019

Estreou na tarde desta segunda-feira (29), a reprise da novela Por Amor, no Vale a Pena Ver de Novo. A trama de Manoel Carlos, que foi originalmente exibida entre outubro de 1997 e maio de 1998, conta a história de Helena (Regina Duarte), que faz qualquer coisa para tornar a filha Maria Eduarda (Gabriela Duarte) feliz e salva das coisas ruins do mundo.

Por Amor surpreendeu a todos e estreou como uma das maiores audiências de estreia do horário, com 18,6 pontos de média e 19,6 de pico, segundo dados prévios. Para efeito de comparação, a reprise de Cheias de Charme (2016) estreou com 12 pontos, Celebridade (2017) teve 14 pontos na estreia e Belíssima estreou com 18, mas entregou em baixa para Cordel Encantado, que teve 13,7 pontos de média na estreia.

Relembre a história de Por Amor, novela que chega ao Vale a Pena Ver de Novo

Nesta segunda-feira, dia 29 de abril, Por Amor entra em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo. A novela de Manoel Carlos foi originalmente exibida entre outubro de 1997 e maio de 1998. Só para ilustrar, já figurou na faixa vespertina entre julho de 2002 e janeiro de 2003. Além disso, o Canal Viva a reapresentou em duas ocasiões nesse ínterim. A saber, em 2010 e em 2017. 

Mesmo assim a história de Helena (Regina Duarte), que faz qualquer coisa para tornar a filha Maria Eduarda (Gabriela Duarte) feliz e salvo das mazelas do mundo, ainda parece ter potencial para comover os espectadores e conquistar boa audiência. Haja vista a boa receptividade que sua nova reprise tem tido nas redes sociais, por exemplo. Vamos relembrar a trama da novela.

O início de Por Amor

A máxima geral que permeia as atitudes dos personagens da novela é a seguinte: “O que você seria capaz de fazer por amor?”. Conhecemos algumas das figuras centrais de Por Amor em Veneza, na Itália, onde Helena e Eduarda estão por motivos opostos. Enquanto a primeira quer esquecer um namoro fracassado, a segunda está a poucos dias de se casar com Marcelo (Fábio Assunção). Nessa viagem, Helena conhece o charmoso e galanteador Atílio Novelli (Antonio Fagundes). Arquiteto, ele trabalha na empresa de empreendimentos imobiliários de Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella). Este é casado com Branca Letícia (Susana Vieira), namorada de Atílio na juventude que não o esquecera. Arnaldo e Branca são os pais de Marcelo, além de terem também Milena (Carolina Ferraz) e Leonardo (Murilo Benício).

Helena e Atílio voltam de viagem completamente apaixonados. Ele precisa então colocar fim em seu relacionamento com a colega de trabalho Isabel (Cássia Kiss), além de ver novos meios de lidar com o assédio constante de Branca. Por sua vez, Eduarda enfrenta a forte concorrência de Laura (Vivianne Pasmanter), ex-namorada obcecada por Marcelo. Ademais, por onde o rapaz passa deixa as mulheres suspirando, inclusive as funcionárias da empresa. Tanto Marcelo e Eduarda quanto Atílio e Helena se casam. As duas engravidam na mesma época e seguem para a maternidade juntas na hora de dar à luz. Com efeito, é aí que acontece algo surpreendente.

A troca dos bebês em Por Amor

O filho de Eduarda morre, enquanto o de Helena nasce forte e sadio. Além disso, a moça perde o útero e nunca mais poderá engravidar. Valendo-se do amor que o médico César (Marcelo Serrado) sente por Eduarda, do fato de ter pago os estudos do rapaz e da intenção de dar à filha a oportunidade que ela já teve, Helena obriga o rapaz a trocar as crianças. Assim, todos acreditam que foi o filho de Helena que nasceu morto. Batizado como Marcelinho, ele faz a alegria de todos. A mãe verdadeira pode acompanhar o filho, que para todos os efeitos é seu neto.

Mas Atílio, que enfim seria pai, não lida bem com a perda do filho. Seu casamento com Helena degringola e ele inclusive cede às investidas de Flávia (Maria Zilda Bethlem), sócia da mulher num ateliê de decoração. Além disso, Helena tem que amamentar o filho-neto, já que Eduarda não tem leite suficiente. E César vive uma crise de consciência que se agiganta, atrapalhando sua vida profissional e seu relacionamento com Anita (Flávia Bonato). Ela o ama verdadeiramente, mas sofre com a sombra representada por Eduarda na vida do namorado.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade