Em três anos Jornal Nacional perde quase 30% do público


A audiência do Jornal Nacional segue ladeira abaixo, quedas constantes ano a ano são comprovadas pelos números do Ibope, que apontam em mais recente análise que apenas entre 2012 e 2015, o JN perdeu 28 em cada 100 telespectadores.

Segundo o colunista Ricardo Feltrin, os dados colhidos nas 15 principais regiões metropolitanas do país mostram, que o share (participação no número de televisores ligados) do Jornal Nacional caiu de 53,7% em 2012 para 38,9% no ano passado.

Em pontos, no Painel Nacional de Televisão (PNT) o telejornal da Globo caiu de uma média de 31,8 pontos em 2012 para 24,8 pontos no ano passado. Cada ponto no PNT equivale a cerca de 240 mil domicílios.


O noticiário apresentado por Willian Bonner e Renata Vasconcelos ainda é o mais visto pelos brasileiros, mas nem de longe chega a ter a audiência que já teve em décadas passadas.

E a audiência do JN está claramente migrando não apenas para outras mídias, mas também para a concorrência. Desde 2012, o share do Jornal da Record cresceu 91% (de 10,4% para 19,8%). O SBT Brasil também cresceu 3%; já o Jornal da Band percentualmente cresceu 49% em seu share desde 2012: de 2,3% para 3,5%.

No horário do Jornal Nacional também a participação da TV paga disparou nos últimos quatro anos: passou de 13,3% para 20,5% em 2015.