Saiba como é o processo de seleção dos participantes de A Fazenda

Publicado em 06/11/2015

O processo de seleção de um reality show de confinamento como A Fazenda, é bem trabalhoso e exige muito da equipe de produção que seleciona os participantes. Já que a matéria-prima do programa são os participantes e se não tiver um elenco interessante o programa não decola.

Saiba quem são os artistas considerados o ”sonho de consumo” da produção de A Fazenda

Uma fonte ligada a produção do programa revelou como acontece todo processo de seleção de A Fazenda.

A pré-produção do programa começa em média de 3 a  4 meses antes da estreia, o primeiro passo é fazer uma lista com os possíveis futuros participantes. Produtores e o diretor Rodrigo Carelli  se reúnem e fazem uma lista com cerca de 60 nomes de celebridades que eles gostariam de ver em A Fazenda. Na lista estão desde celebridades que fizeram sucesso no passado até artistas que estão na mídia, conta com modelos, atores, esportistas, cantores, nomorados de famosos, entre outros.

Além da lista a produção recorre a assessores de artistas para pedir que enviem sugestões  de nomes de seus assessorados, que têm interesse em participar do reality show. A produção também solicita à grandes agências de modelos, nomes de alguns modelos, tanto masculinos como femininos que tenham interesse em participar da atração.

Após a lista de nomes pronta, a produtora de elenco começa entrar em contato com assessores dos artistas ou com as próprias celebridades que foram listadas. Durante o convite muitos não aceitam participar, outros recusam pelo  valor do cachê e outros recusam por  estar com a agenda cheia na época que o programa estiver no ar. Os motivos são os mais variados.

Dos 60 nomes listados, após o convite feito direto para o artista, a lista acaba sendo reduzida para 30 nomes em média.

Os 30 artistas que restaram na lista são chamados para uma entrevista na emissora. A produção separa as celebridades por perfis, como mulheres e homens com corpos sarados, pessoas mais velhas, esportistas, os mais reservados e discretos e os de personalides fortes, entre outros.

Após a entrevista, que é realizada na sede da Record na Barra Funda em São Paulo-SP, são eliminados da lista cerca de 14 nomes, assim sobram os 16 participantes, que poderão ser os nomes que entrarão no reality show.

Os futuros participantes têm que fazer os mais diversos tipos de exames médicos, psicológicos e vários outros. Em algumas edições aconteceu de alguns famosos não terem sido aprovados na fase dos exames médicos.

Os participantes que são aprovados nos exames médicos recebem os contratos para serem assinados. Entre as cláusulas do contrato têm uma de confidencialidade e se o futuro peão deixar vazar alguma informação é substitúído por outro participante.

Alguns dias antes dos futuros peões ficarem isolados no hotel, um produtor vai até a casa do participante verificar a mala e os objetos que cada peão está levando. Como roupas com marcas são barradas.

No dia do confinamento o carro da emissora busca os participantes para levar ao hotel, no caso dos que residem em São Paulo, os que não residem vêm para capital de avião, tudo pago pela emissora. Em outras edições os participantes eram confinados uma semana antes da estreia, na atual edição, foram confinados 24 horas antes da estreia do programa, uma forma de reduzir custos e de informações que acabavam vazando, já que os supostos nomes, desapareciam das redes socias e não atendiam telefonemas de jornalistas.

A fonte revelou ainda que a produção sempre deixa dois artistas, geralmente um homem e uma mulher de stand by, caso algum participante desista ou ocorra algum problema com outro participante, os reservas entram. Os artistas que ficam de stand by passam pelos mesmos procedimentos dos demais participantes.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade